Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

POLÍTICA DE CTI&E
DOCUMENTO DA ABC AOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BRASIL 2018

A Academia Brasileira de Ciências apresenta propostas para que o desenvolvimento sustentável e socialmente justo do Brasil incorpore decidida e definitivamente ciência, tecnologia e inovação como política de Estado. Leia o documento.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
ABC e SBPC convocam comunidade científica para audiência pública

Com o tema “Repasse de recursos para pesquisa e inovação", a audiência será realizada na quarta-feira, 2 de maio, às 10 horas, na sala 316 do Palácio Tiradentes. Veja os itens da pauta e participe.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Pesquisa de Acadêmica revela que vírus da zika pode ajudar a tratar alguns tipos de câncer

O grupo da bióloga e geneticista Mayana Zatz aplicou o vírus em camundongos com tumores que apresentaram melhora em câncer cerebral e metástases na coluna. Estudo repercutiu intensamente na mídia.

Leia no site da ABC

EVENTOS ABC
Gerenciamento de Dados Científicos na América Latina

O encontro ocorreu nos dias 17 e 18 de abril e foi promovido pela ABC, em parceria com o Museu do Amanhã e o Sistema Mundial de Dados do Conselho Internacional da Ciência.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
V Conferência Regional Sobre Mudanças Globais: Energias Renováveis, Florestas e Futuro das Negociações Internacionais

O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, na Universidade de São Paulo. Na data, será feita, ainda, homenagem aos 90 anos do Acadêmico José Goldemberg .

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Ideia legislativa pretende acabar com cursos de humanas nas universidades públicas

Em texto, o Acadêmico Otavio Velho chama a atenção para os riscos do pensamento que deu origem à proposta e para a necessidade de se afirmar a importância dos cursos de humanas na formação universitária.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
65 anos da dupla hélice do DNA

O médico geneticista e Acadêmico Sergio Pena escreveu artigo que fala sobre o Dia do DNA e enumera descobertas científicas de grande importância para a ciência e sua evolução.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Acadêmico coordena debate sobre violência urbana na Fiocruz

Ao lado da bióloga Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, Renato Cordeiro guiará a conversa que acontece no dia 27 de abril e é promovida pelo Núcleo de Estudos Avançados da Fundação Oswaldo Cruz.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Acadêmico é entrevistado em programa de rádio da UFSCar

Edgar Zanotto, pesquisador do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, falou, principalmente, sobre a pesquisa em materiais vítreos, linha que segue em seus estudos.

Leia no site da ABC

OPINIÃO
Biodiversidade em risco nas Américas

O Acadêmico e biólogo Carlos Alfredo Joly escreveu artigo para o site do Museu do Amanhã, no qual fala da riqueza de biodiversidade em nosso país e suas fronteiras, mas dos perigos aos quais ela tem sido exposta.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Acadêmico é eleito membro da Academia Nacional de Medicina

Paulo Saldiva tomará posse de cadeira na instituição em julho deste ano. O pesquisador é médico patologista e Acadêmico da ABC desde o ano de 2015.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
MCTIC lança edital de processo seletivo para escolha do novo diretor do Inpa

O processo de escolha é conduzido por um comitê de especialistas nomeado pelo ministro Gilberto Kassab e composto exclusivamente de Acadêmicos. As inscrições prosseguem até o dia 28 de maio de 2018.

Leia no site da ABC

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
De Macapá a Porto Alegre: a diversidade da ciência disponível no bar mais próximo

O Pint of Science é um evento que busca levar a ciência a todos, de forma interativa e descontraída, mostrando que ela também pode ser assunto em conversa de mesa de bar. O evento acontece simultaneamente em várias cidades do Brasil nos dias 14, 15 e 16 de maio.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |