Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

EVENTOS DA ABC
Reunião Magna 2018 | Imaginando o Futuro

Com o tema "Imaginando o Futuro", o encontro anual da ABC vai trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para discutir os avanços nas diversas áreas da ciência e seus impactos na sociedade, nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Museu do Amanhã, RJ. Inscreva-se e garanta sua vaga.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Votação de projetos prioritários para a área de C&T na Câmara dos Deputados

ABC e SBPC conversam com deputado Celso Pansera, que está liderando proposta de força-tarefa – a Semana da Ciência – em prol da votação de seis projetos, em maio, que podem contribuir significativamente para avanços da ciência e da inovação tecnológica no país.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Acadêmico Alexander Kellner é empossado diretor do Museu Nacional

A cerimônia, que aconteceu na sexta feira, 13, contou com a presença de amigos, familiares e autoridades. O evento serviu ainda de inauguração da exposição de novo fóssil encontrado no Brasil.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
O Museu Nacional - para além dos 200 anos!

O Acadêmico Alexander Kellner , recém-empossado diretor do Museu Nacional da UFRJ, conta a história da mais antiga instituição científica do país e convoca a contribuição da sociedade para que o museu retome o seu lugar de destaque no cenário da cidade, do estado e do país.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Corte de 30% nos recursos da Faperj foi declarado inconstitucional

Decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro acatou a representação do Deputado Luiz Paulo, do PSDB, e declarou a inconstitucionalidade do Decreto do governador Pezão em 2016, com efeito retrospectivo.

Leia no site da ABC

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Ciência às Seis e Meia: O Intrigante Mundo da Luz

O presidente da ABC Luiz Davidovich dará palestra sobre propriedades da luz, como a dualidade onda-corpúsculo, introduzindo o conceito de fóton. Evento acontece no Museu do Amanhã e é iniciativa da SBPC.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Cidades inteligentes dependem de ação conjunta entre setores da sociedade

Acadêmico Paulo Saldiva foi um dos especialistas que discutiram problemas e desafios do gerenciamento de cidades em evento realizado em 16 de abril pela Fapesp em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista.

Leia no site da ABC

EVENTOS ABC
Relatório científico do evento "Impacto da Inteligência Artificial e Robótica no Futuro do Emprego e Trabalho"

O ex membro afiliado para o período 2013-2017, Artur Ziviani (LNCC), deu uma preciosa contribuição à ABC assumindo e realizando o documento final para os pares.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Pesquisadora do IMPA escreve sobre matemática e gênero

Ex membro afiliada da ABC, Carolina Araujo cita estudo da Elsevier e avalia como a questão do gênero funciona dentro do universo matemático.

Leia no site da ABC

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Meninas na Ciência lança vídeos sobre presença feminina no ambiente científico

Iniciativa da UFRGS, o projeto pretende trazer à tona a desigualdade de gênero no universo acadêmico, explicando a questão de forma didática e com linguagem prática e direta para jovens.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA NA MÍDIA
Mosca faz bolha de cuspe para resfriar o organismo, diz estudo

Pesquisa foi conduzida por cientistas da USP de São Carlos e da Unesp de Rio Claro. o Acadêmico Roland Köberle é um dos autores do estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
Instituto de pesquisas da Amazônia sofre com falta de recursos

Por aposentadorias e corte de orçamento, Inpa corre risco de ficar inoperante. Fernanda Werneck, coordenadora do Programa de Coleções Científicas e Biológicas do Inpa e membro afiliada da ABC denuncia a falta de materiais básicos para pesquisa.

Leia no site da ABC

POLÍTICA DE CT&I
O Brasil que queremos

O Acadêmico Isaac Roitman , professor emérito da UnB, preside a iniciativa "Movimento 2022: O Brasil que Queremos”, criada numa parceria da Universidade de Brasília e a União Planetária.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Acadêmicos lançam livros na livraria Travessa

Antinomias do Real, de Otavio Velho, e Difusão Parlamentar do Sistema Partidário, de Wanderley Guilherme dos Santos , são produções da editora UFRJ e serão lançados simultaneamente na quarta-feira, 25 de abril.

Leia no site da ABC

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Camp Serrapilheira abre chamada pública para submissão de propostas

Com o projeto, o Instituto pretende mapear iniciativas existentes e identificar projetos a serem apoiados com recursos do instituto. Os projetos selecionados na segunda fase poderão ser apoiados com até 100 mil reais.

Leia no site da ABC

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Pint of Science transforma informação quântica e astrobiologia em conversa de bar no Rio de Janeiro

Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio. Confira a programação que conta com quatro bares da cidade recebendo as conversas.

Leia no site da ABC

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Extinções brasileiras: o que há de novo

Acadêmico Carlos Alfredo Joly falará de diagnósticos da biodiversidade brasileira que impactam na discussão do tema. Encontro acontecerá no Dia da Terra, 22 de abril, no Museu do Amanhã.

Leia no site da ABC

CIÊNCIA BRASILEIRA
Marinha comemora Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação com lançamento de edição da revista Pesquisa Naval

No evento, será entregue ainda o prêmio Soberania pela Ciência. Encontro acontece no dia 25 de abril, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Leia no site da ABC

OPORTUNIDADE
Ipepo, Fundação Lemann e Wilmer Eye Institute abrem chamada para Lemann Fellow 2018

A oportunidade contempla pesquisadores com até 32 anos que passarão um ano conduzindo pesquisa nos Estados Unidos. As inscrições vão até 20 de maio.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |