No dia 15 de julho, foi realizada a Reunião Virtual de Presidentes das Academias do Science20 (S20), tendo sido a Academia Brasileira de Ciências (ABC) representada por seu presidente, Luiz Davidovich. O S20 é formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, e promove um diálogo oficial entre a comunidade científica e os governos. Análogo ao G20, o S20 possui um secretariado rotativo não permanente. Ao longo de cada ano, as Academias abordam um tópico relevante e formulam um documento de políticas substantivas com recomendações específicas e ações implementáveis para o G20. Saiba mais sobre a participação da ABC no Science20.

Na edição de 2021, a presidência rotativa do G20 está com a Itália. Com isso, a Accademia Nazionale dei Lincei é a anfitriã do Science20, tendo escolhido como tema “Preparação para Pandemias e o Papel da Ciência” (“Pandemic Preparedness and the Role of Science”, no original em inglês).

No encontro de 15 de julho, os presidentes das Academias dos países do G20 apresentaram suas considerações sobre como suas organizações podem contribuir para a implementação das propostas que constam no documento, assim como potenciais ações coletivas que podem ser desenvolvidas para este fim. Em virtude dos diferentes fusos horários, a Academia italiana considerou mais apropriado dividir o grupo em dois e, em sua sessão, a ABC esteve acompanhada das Academias da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França, México e Reino Unido.

Em sua fala introdutória, o presidente da Accademia Nazionale dei Lincei, Giorgio Parisi, agradeceu o apoio e envolvimento das Academias na redação da declaração sobre preparação para pandemias. Ele lembrou que, em breve, o documento estará disponível e será entregue oficialmente aos líderes do G20 durante o Encontro de Cúpula dos Chefes de Estado.

Em sua intervenção, Luiz Davidovich indicou que a ABC apoia integralmente a declaração do S20 e contribuirá para a implementação das recomendações do documento a partir de ações junto à sociedade (em eventos, declarações, publicações e através da imprensa), de articulações com governos federal, estaduais e municipais, e de sua cooperação com organizações nacionais e internacionais. Como exemplo, o presidente da ABC citou a proposta de criação de um Programa de Saúde no âmbito da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas), que será submetida pela Academia ao Comitê Executivo da Rede em sua próxima reunião.

Davidovich chamou atenção para dois aspectos fundamentais que devem estar no rol de preocupações das Academias do G20. O primeiro é a importância do conceito de One Health (Saúde Única), que é uma abordagem holística de saúde que considera animais, plantas e meio ambiente como um todo. O segundo é o princípio ético que serve como mote dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Leave No One Behind (Não Deixar Ninguém Para Trás) –, que precisa ser incorporado nas ações dos governos, não podendo ser meramente uma peça retórica. A experiência da pandemia demonstrou, de forma categórica, a importância de se assegurar que os benefícios da ciência sejam acessíveis a todos. Neste sentido, Davidovich destacou o Movimento pela Equidade Sustentável em Saúde (SHEM, na sigla em inglês), que conta com participação ativa da ABC e destaca a premência do trabalho conjunto em apoio às populações mais vulneráveis.

Por fim, o presidente da ABC lembrou que, durante a pandemia, muitos países passaram por situações dramáticas devido à falta de insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da COVID-19. A ocorrência evidenciou a importância estratégica dos países reduzirem sua dependência em alguns poucos fornecedores de produtos de saúde essenciais. Após a fala de Davidovich, a moderadora da sessão, Maria Cristina Marcuzzo, Secretária de Relações Exteriores da Accademia Nazionale dei Lincei, elogiou o trabalho da ABC na comunicação com a sociedade, considerada por ela um modelo a ser seguido pelas demais Academias.

Em 2021, pela primeira vez, organizações nacionais ligadas especificamente às áreas de Ciências Sociais e Humanidades (SSH20) também redigiram uma declaração no contexto do G20, e a segunda metade da Reunião Virtual de Presidentes das Academias foi dedicada a este assunto. A Academia Brasileira de Letras (ABL) representou o Brasil na redação do documento “Crises: Economia, Sociedade, Direito, Cultura”. Marco Lucchesi, presidente da ABL, participou do encontro e destacou o pioneirismo da iniciativa e a importância da união do G20 em torno de um tema tão relevante.