NOTA DA DIRETORIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

A Diretoria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) manifesta sua tristeza e dor pela perda extemporânea do querido amigo e colega de Diretoria Oswaldo Luiz Alves, Vice-Presidente da ABC para São Paulo.

Cientista brilhante e grande professor, com liderança nacional e internacional na área de química inorgânica, formador de grande número de mestres e doutores, detentor de diversas patentes, Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, condecorado com a Ordem do Mérito Científico, Fellow da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Royal Society of Chemistry (RSC), deixa em nós, que tivemos o privilégio de tê-lo como companheiro, a marca de seu afeto e generosidade, a imagem de sua liderança exercida com objetividade e ternura.

Aliava à sua intensa atividade científica o amor pela música, que compartilhava com os amigos, enviando em todos os fins-de-semana seleções musicais de programas de jazz. Uma mensagem fraterna, um chamado afável ao repouso semanal, que complementava sua participação nas reuniões de Diretoria, sempre sensata e serena, qualidades necessárias nesses tempos turbulentos que atravessamos.

Manifestamos à família e aos amigos nossos sentimentos e solidariedade. 

Deixa-nos no auge da sua carreira científica. Guardaremos para sempre a lembrança do amigo, do cientista notável, do companheiro de lutas, sempre presente e virtuoso. Um homem de bem.

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2021.

Diretoria da ABC