pt_BR

De: 19 de setembro de 2017

Até: 21 de setembro de 2017

Local: Museu do Amanhã e Academia Brasileira de Ciências (ABC) | Rio de Janeiro (RJ)

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) vem, ao longo dos anos, realizando diversas atividades conjuntas com a Academia de Ciências da França, voltadas ao desenvolvimento e estímulo de importantes cooperações nas mais diversas áreas do conhecimento. O resultado desta parceria tem sido colaborações científicas de sucesso entre pesquisadores de destacado reconhecimento, tanto do Brasil quanto da França. Para incentivar essas ações em conjunto, a ABC se reuniu com a Academia de Ciências da França, em setembro de 2016, para sugerir atividades de interesse comum aos dois países.

Como parte da lista de propostas, a ABC vai organizar, de 5 a 8 de junho de 2018, em Manaus, um Simpósio bilateral cujo tema principal será “Biodiversidade” e que contará com a participação de cientistas brasileiros e franceses. Antes do evento principal, um encontro de aquecimento foi realizado em 2017, entre 19 e 21 de setembro, no Museu do Amanhã e na sede da ABC. Foi o Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade.

Gratuito e aberto ao público, o evento foi coordenado pelos Acadêmicos Adalberto Luis Val e Vivaldo Moura Neto. O encontro teve como objetivo promover o debate sobre temas de relevância na área da biodiversidade e serviu de preparação para as discussões propostas para 2018.

A abertura do encontro aconteceu no dia 19 de setembro, excepcionalmente, no Museu do Amanhã (Praça Mauá) e contou com palestra do biólogo norte-americano Thomas Lovejoy. O cientista atua em parceria com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Já nos dias 20 e 21 de setembro, as atividades ocorreram na sede da ABC.

 

Programa

Perfil dos Palestrantes

Fotos

Depois de uma palestra inaugural do biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, em parceria com o Museu do Amanhã, no dia 19/9, o simpósio foi realizado nos dois dias seguintes na sede da ABC. No dia 20, foram abertos os trabalhos pelo presidente da ABC Luiz Davidovich e os dois coordenadores do evento.