pt_BR

De: 5 de outubro de 2009

Até: 6 de outubro de 2009

Proclamado pela Organização das Nações Unidas para ocorrer no triênio 2007-2008-2009, o Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) terá suas atividades internacionais encerradas oficialmente em novembro próximo em Lisboa, com um grande evento reunindo representantes dos quase 100 países que se envolveram diretamente nas comemorações.

No Brasil, o encerramento oficial das atividades se dará no Rio de Janeiro, com a realização da Conferência Geociências nos Países de Língua Portuguesa: de um Passado Comum para um Futuro de Integração nos próximos dias 5 e 6 de outubro, no auditório da Academia Brasileira de Ciências.

O evento contará com a presença de eminentes figuras da área geocientífica de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, reunidos para apresentar e debater a situação do ensino, prática e reconhecimento social e governamental das Ciências da Terra em seus países.

Uma mesa-redonda ao final do encontro avaliará o legado do AIPT como base de atuações futuras dentro do seu objetivo maior: demonstrar à sociedade a importância crucial das geociências para o bem estar da sociedade no seu dia-a-dia. Veja a programação.

A participação nessa Conferência é gratuita e restrita aos primeiros 150 inscritos, através do formulário contido na página http://aipt.mct.gov.br/.

Mais informações:

Carlos Oití Berbert – coiti@mct.gov.br
Diogenes de A. Campos – diogenes.campos@dnpm.gov.br
Isabel de Paula Freitas – isabel.freitas@unesco.org.br

A ABC fica na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o andar, no Centro, entre a Rua Debret e a Rua Graça Aranha, próximo ao Metrô-Cinelândia, no Rio de Janeiro.

O evento tem o patrocínio da Petrobras e do Ministério da Ciência e Tecnologia, e apoio institucional da Academia Brasileira de Ciências, ABAS, CNPq, CPRM, DNPM, FINEP, Embrapa, IBGE, IBRAM, INPE, Sociedade Brasileira de Geologia, UNESCO e União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS).

Geociência reúne cientistas de diversos países na ABC