*Texto original da Rádio Nacional
Em entrevista ao Nacional Jovem nesta quinta-feira (01), a pesquisadora Jeane Marcelle Cavalcante do Nascimento, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), falou sobre sua trajetória e explicou como o estudo dos insetos aquáticos ajuda a conhecer a biodiversidade e a acompanhar mudanças em rios e igarapés da Amazônia.
Esses pequenos organismos podem funcionar como uma espécie de “termômetro” da saúde dos ambientes. Isso porque algumas espécies são mais sensíveis a alterações na qualidade da água e podem diminuir ou desaparecer quando as condições do local mudam.
Jeane contou que o interesse pela biologia começou ainda na infância, mas os insetos aquáticos entraram em sua vida nas primeiras semanas da graduação. Depois de assistir a uma palestra sobre o tema, ficou encantada com a possibilidade de estudar um universo ainda pouco conhecido e começou a trabalhar na área.
(…)
Leia a reportagem completa e acesse o podcast.
Confira o Perfil da ABC sobre a Afiliada Jeane Marcelle Cavalcante do Nascimento: