Leia reportagem de Ana Carolina Diniz para O Globo com falas da vice-presidente da ABC para a Região MG e Centro-Oeste, Mercedes Bustamante.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, manteve a Gleba A como um dos terrenos disponíveis ao sancionar o plano de socorro do BRB. No entanto, a região faz parte da Serrinha do Paranoá e é uma área de proteção importante para a região. Ambientalistas reagiram e o deputado Fábio Felix protocolou uma representação no Ministério Público do Distrito Federal.
O trecho da Serrinha do Paranoá é o maior e mais valioso lote na proposta, avaliado em R$ 2,3 bilhões, correspondendo a mais de um terço dos R$ 6,6 bilhões que o governo do Distrito Federal espera injetar no BRB. Mas, para o meio ambiente, a perda é incalculável: perda de carbono, de biodiversidade, de conectividade ecológica e de recursos hídricos. A preservação da área garante o abastecimento de água potável e proteger a qualidade dos mananciais.
Mercedes Bustamante, professora titular da Universidade de Brasília (UnB), explica que a Serrinha do Paranoá faz parte de duas áreas de proteção ambiental. Uma área de proteção ambiental federal, a APA do Planalto Central, que é uma poligonal maior, e a APA do Lago Paranoá, da Terracap. É o último grande fragmento de área verde da região.
(…)