Escola Internacional de Educação Científica da Parceria InterAcademias (IAP)

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

A Parceria InterAcademias (IAP), rede internacional de academias da qual a ABC faz parte, está organizando a International School of Science Education 2026 (IAP-ISSE 2026), uma parceria com a Fundação e Centro para a Cultura Científica Ettore Majorana, da Itália. A IAP-ISSE 2026 irá acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro em Érice, Itália, reunindo cientistas e educadores para tratar do futuro da educação científica. Pesquisadores e educadores têm até o dia 18 de março para manifestarem interesse através desse formulário.

A edição de 2026 da ISSE se dá no contexto da profunda transformação nas formas de produção, disseminação e validação do conhecimento, cada vez mais mediado por tecnologias e redes digitais, inteligências artificiais, incertezas geopolíticas e polarização social. Em resposta a esses desafios, o foco se dará em cinco prioridades interconectadas:

  • Educação científica baseada no questionamento como caminho para o pensamento crítico;
  • Ensino de como a ciência funciona, incluindo conceitos como evidência, incerteza e consenso;
  • Educação científica na era da IA, entendida como uma transformação epistêmica para além de um avanço tecnológico;
  • Educação profissional informada por pesquisa, fortalecendo a relação entre evidência e a prática na sala de aula;
  • Formação de redes internacionais de impacto coletivo e de longo prazo.

A participação no IAP-ISSE 2026 se dá por convite e privilegia pessoas com liderança reconhecida na ciência, educação e desenvolvimento institucional. A estadia em Érice será coberta pelos organizadores.

Saiba mais sobre a IAP-ISSE 2026.

(GCOM ABC)