Como parte da iniciativa de resgate e compartilhamento do acervo documental dos 110 anos de história da Academia Brasileira de Ciências (ABC), possibilitada pelo apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho, (Faperj), o Projeto Memória ABC agora tem seu próprio sítio eletrônico. Através da URL memoria.abc.org.br você poderá acessar tudo sobre o projeto e navegar por publicações que jogam luz sobre o passado remoto – e recente – da Academia.
Parte do acervo documental, que está sendo inventariado e organizado por meio de um convênio da ABC com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), estará disponível digitalmente em breve. Com o edital do Programa de Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Estado do Rio de Janeiro da Faperj, foi levantado todo o acervo, digitalizados 30% dos documentos, 100% das fotografias e materiais audiovisuais. O projeto foi desenvolvido por um grupo de Acadêmicos liderado por Maria Vargas e inclui Débora Foguel, Diógenes de Almeida Campos, Ildeu Moreira, Paulo Terra, Rodrigo Toniol e Thaiane Moreira. A execução do projeto contou com a competência da Sintrópika e consultoria da Grifo Projetos.
Como primeira atração do novo sítio eletrônico, o livro “Ciência no Brasil: Cem Anos da Academia Brasileira de Ciências”, publicado em 2016 em comemoração ao centenário da ABC, foi transformado numa exposição virtual, que permite uma leitura mais dinâmica, adaptada a computadores, celulares ou tablets. O livro foi escrito por muitas mãos, coordenadas pelo historiador brasileiro José Murilo de Carvalho e pelo físico e historiador da ciência Ildeu de Castro Moreira, ambos membros titulares da ABC. A exposição virtual também conta com um novo capítulo, sobre os dez anos que se passaram desde 2016, que mostra como a ABC continuou firme na defesa e projeção da ciência, durante esse período bastante conturbado.
José Murilo de Carvalho faleceu em 2023, aos 83 anos, uma das mais de 700 mil vítimas da covid-19 no Brasil. Em sua homenagem, o site foi batizado como Centro de Memória da ABC José Murilo de Carvalho, cujo objetivo será sempre divulgar e rememorar momentos de destaque da história da Academia e suas contribuições ao debate público, trazidas pelo trabalho coletivo da incansável comunidade científica brasileira, esteja ela dentro dos quadros da ABC ou não.
Através do site, você já pode conferir grandes histórias do passado, como as visitas de Marie Curie e Albert Einstein à Academia, ou descobrir sobre a primeira rádio do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada pela Academia por iniciativa do célebre Acadêmico Edgard Roquette Pinto. Saltando aos tempos recentes, você também encontrará livros como o estudo “Um Olhar sobre o Ensino Superior no Brasil”, que traz propostas de um grupo de trabalho da ABC para o setor universitário nacional, ou o relatório “Petróleo na Margem Equatorial Brasileira”, um parecer científico sobre esse tema central ao debate público brasileiro nos últimos anos. Esta é apenas uma pequena amostra dos conteúdos que serão disponibilizados no site, visando preservar e reverberar a atuação da ABC.
“O Centro de Memória da Academia Brasileira de Ciências é um patrimônio vivo da ciência brasileira. Como cientista e presidente da ABC, tenho orgulho de fazer parte dessa história e de contribuir para a preservação e a divulgação de mais de um século de ideias, registros e conquistas que ajudam a compreender a trajetória da ciência e a fortalecer a cultura científica no Brasil”, declarou Helena Nader, presidente da ABC.
Vale lembrar, o site oficial da Academia Brasileira de Ciências – abc.org.br – seguirá atuante, cobrindo as atividades da Academia bem como notícias relevantes para o setor científico nacional. Juntos, o site oficial e o Projeto Memória cobrirão o presente e o passado da Academia, trazendo uma visão atual, contextualizada e abrangente, que nos permita projetar o futuro. Nos acompanhe nessa jornada!

