Últimos dias para contribuir com a Estratégia Nacional de CT&I

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

No dia 4 de dezembro de 2025, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), com a participação da Presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, apresentou ao Presidente da República, ao Vice‑Presidente e à Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação a proposta da Estratégia Nacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI).

Esse documento, desenvolvido desde a 5ª Conferência Nacional de CT&I (realizada entre 30 de julho e 1º de agosto), baseia-se no lema “CT&I para um Brasil justo, desenvolvido e soberano”, tendo como eixo principal a integração e consolidação do Sistema Nacional de CT&I — condição indispensável para assegurar previsibilidade orçamentária e transformar conhecimento em soberania e desenvolvimento sustentável.

Agora, é chegada a hora de fortalecer ainda mais essa estratégia. O CCT, em parceria com o MCTI, abriu uma consulta pública, disponível na plataforma Brasil Participativo, para coletar colaborações até 20 de dezembro de 2025.

A ENCTI oferece orientação estratégica de médio prazo para implementação de políticas de CT&I, servindo ainda de subsídio à outras políticas afins;

Estão sendo convidadas instituições acadêmicas, comunidade científica, setores produtivos e a sociedade civil para contribuir com sugestões, aprimorando diretrizes, prioridades e endereçando a diversidade regional, social e produtiva do país.

Acesse a consulta pública da ENCTI 2024–2034 por meio do link abaixo e registre suas contribuições:

https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/ENCTI2024-2034/f/2134

(GCOM ABC)