Instituto Nacional do Cerrado é criado

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

No dia 16 de dezembro, foi oficializada a criação da associação civil Instituto Nacional do Cerrado (INC) em reunião que contou com reitores e pesquisadores de 19 instituições de ensino superior e pesquisa ligadas ao bioma. A ecóloga Mercedes Bustamante, membra titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi escolhida como a primeira diretora-executiva da nova entidade.

“Esse é um passo histórico, um momento de muito significado para o bioma Cerrado. É no Cerrado que estão colocados de maneira mais direta os grandes conflitos e dilemas do modelo brasileiro de desenvolvimento, e é, portanto, nele, que o país definirá seus caminhos para uma transição ecológica rumo a padrões mais sustentáveis”, afirmou Bustamante.

O Cerrado é o bioma mais ameaçado do país, com mais de 50% de sua vegetação original removida, e é considerado um dos hotspots globais de biodiversidade. O INC surge como uma iniciativa para articular, integrar e promover a pesquisa científica e tecnológica, focando no desenvolvimento sustentável do Cerrado e no enfrentamento dos muitos desafios ambientais e sociais que afetam a região. Entre os principais estão as mudanças climáticas, a degradação e a conciliação de atividades econômicas com a preservação dos ecossistemas. A nova associação trabalhará também para fortalecer as ações em áreas como bioeconomia, restauração ecológica e soluções baseadas na natureza, com foco na sustentabilidade.

Sediado provisoriamente na Universidade de Brasília (UnB), a partir de sua criação, o INC pleiteará sua qualificação como Organização Social (OS) e buscará sua vinculação ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a celebração de um contrato de gestão, nos moldes de instituições já consolidadas, como o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO). O Cerrado, ao lado do Pampa, é o único bioma brasileiro que ainda não conta com uma unidade de pesquisa no âmbito do MCTI.

“A criação do Instituto é resultado de um longo processo de diálogo e articulação, iniciado em 2023, entre as universidades, instituições de pesquisa e ensino e pesquisadores, que veem o INC como fundamental para conter o processo acelerado de degradação do Cerrado”, explica a Rozana Reigota Naves, reitora da UnB.

Contato
Instituto Nacional do Cerrado – INC
E-mail: comite.proinc@unb.br
Facebook/Instagram: @instituto_nacional_do_cerrado

(GCOM ABC)