Engenheiro Romildo Toledo Filho receberá o Prêmio Coppe de Mérito Acadêmico

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

No dia 9 de dezembro, terça-feira, o engenheiro Romildo Dias Toledo Filho, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), receberá o prêmio Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2025, destinado a reconhecer docentes cuja excelência, dedicação e contribuição institucional se destacam ao longo da carreira. A premiação simboliza o reconhecimento ao papel estratégico do professor como agente de transformação — não apenas na produção de conhecimento, mas na formação de pessoas, no avanço científico e tecnológico e no fortalecimento da missão pública da COPPE/UFRJ e da universidade brasileira.

O evento será realizado às 10h30 no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, bloco 1, Cidade Universitária, e transmitido ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube.

 

Romildo Dias Toledo Filho – Referência mundial em construção com materiais sustentáveis

Professor titular da UFRJ, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia e pesquisador 1A do CNPq, Romildo Dias Toledo Filho integra o Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe desde 1999. Mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), realizou pós-doutorado na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha (2009–2010).

Atual diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo já atuou como diretor da Coppe (2019–2023), vice-diretor (2015–2019), diretor de Tecnologia e Inovação e Diretor Superintendente da Fundação Coppetec (2013–2015). Nesse período, também foi um dos dirigentes do Centro China-Brasil de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis — parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, em Pequim.

Em 2002, foi nomeado pela Capes para integrar a comissão especial responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021–2030, atuando como um de seus três relatores. É ainda membro titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS), integrante do INBAR Bamboo Construction Task Force e vice-presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias Não Convencionais.

Na Coppe, coordena o Numats do PEC. Ao longo de sua carreira, publicou 762 trabalhos completos em revistas e congressos; orientou 54 teses de doutorado e 78 dissertações de mestrado; e supervisionou 17 pesquisadores de pós-doutorado. Suas linhas de pesquisa abrangem concreto e materiais compósitos; materiais inteligentes, nanoestruturados e para impressão 3D; materiais cimentícios para o desenvolvimento sustentável; bambu e fibras vegetais, entre outras.

Sua trajetória inclui importantes premiações, como o Prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer – Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas em concreto e materiais constituintes, concedido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (2009) e o Prêmio FAPERJ na categoria Inovação para o Setor Público. Foi contemplado cinco vezes como Cientista do Nosso Estado (2010, 2013, 2016, 2021 e 2025) e, anteriormente, como Cientista Jovem do Nosso Estado (2000), também pela Faperj.

Conheça todos os premiados.

(Coope/UFRJ)