Aldo Zarbin recebe o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

*Texto adaptado de original da UFPR.

O químico Aldo José Gorgatti Zarbin, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi o premiado da categoria “Pesquisador” no Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. A premiação foi entregue no dia 28 de novembro e reconheceu iniciativas de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra.

Organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o prêmio é voltado para pesquisadores e cientistas vinculados às instituições públicas e privadas de ensino superior e de pesquisa, além de inventores independentes e jornalistas que atuam nos meios de comunicação de todo o território estadual.

Graduado (1990), mestre (1993) e doutor (1997) em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Aldo Zarbin é professor da UFPR desde 1998. Ele foi reconhecido pelo artigo “Nanoarchitected graphene/copper oxide nanoparticles/MoS2 ternary thin films as highly efficient electrodes for aqueous sodium-ion batteries”, um estudo inovador que busca uma alternativa mais segura e sustentável às baterias de lítio, que apresentam uma série de problemas ambientais e de segurança. Para isso, o docente utilizou a técnica da nanoarquitetura para desenvolver uma bateria flexível, transparente e mais sustentável à base de sódio.

“Sempre que a gente pode receber qualquer tipo de reconhecimento pelo trabalho que fazemos é bastante positivo, então fiquei muito satisfeito”, afirma o docente. “No estado do Paraná é o prêmio mais importante para a ciência realizada aqui, e tem esse papel fundamental também de divulgação da ciência que é feita aqui no Paraná e na nossa universidade”.

Leia o texto original no site da UFPR.

Aldo Zarbin ao lado do reitor da UFPR, Marcos Sunye, e do secretário Aldo Nelson Bona. Foto: Seti
(adaptado de UFPR, 01/12/2025)