Amazônia 2025 – ainda há tempo, mas é pouco

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Diretamente da COP 30 em Belém, o vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Val, comenta documento lançado na ocasião em matéria do Brasil Amazônia Agora. Confira!

Durante a COP-30, em Belém, foi apresentada a Avaliação da Amazônia 2025, resultado do trabalho de mais de uma centena de cientistas do Brasil e do mundo, reunidos pelo Science Panel for the Amazon (SPA). Além de Adalberto Val, os Acadêmicos Carlos Nobre, José Marengo Mercedes Bustamante assinam capítulos do livro como co-autores.

José Marengo, Adalberto Val, Francisco Costa (reitor da Unifesspa) e Carlos Nobre

O relatório é mais que um documento técnico — é um retrato da urgência. Mostra que o bioma mais importante do planeta está perdendo resiliência e se aproximando de um ponto de não retorno. A boa notícia é que ainda há tempo — mas é pouco.

“Como tenho repetido: partes da Amazônia já estão na UTI do planeta. A floresta não é cenário, é sistema vivo, que fabrica a própria chuva e regula o clima de todo o continente. É ciência e sabedoria ancestral, convivendo entre rios e árvores”, ressaltou Val.

O relatório pede ação concreta e imediata:

  • Desmatamento zero até 2030;
  • Recuperação de 50 milhões de hectares degradados;
  • Investimento direto em ciência e comunidades locais, integrando saberes tradicionais e conhecimento científico.

 

Leia mais: brasilamazoniaagora.com.br/avaliacao-da-amazonia-2025

(GCOM ABC | Imagem: capa do documento Avaliação da Amazônia 2025 do SPA)