Seguindo a agenda na China, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, participou da Assembleia Geral da Aliança de Organizações Científicas Nacionais e Internacionais (ANSO) nos dias 30 e 31 de outubro, em Pequim.
Na manhã de 30/10 houve uma reunião do então Conselho Diretor, do qual a ABC fazia parte, na pessoa de Helena Nader, presidente da ABC, como co vice-presidente. já pela segunda vez, tempo máximo de participação para todos os países envolvidos. À tarde, teve início a Assembleia Geral propriamente dita, com a aprovação do Relatório de Progressos, entrada de novos membros e mudanças no estatuto, além da eleição do Conselho Diretor para os próximos dois anos.
A Presidência ficou com a Academia Chinesa de Ciências (CAS); a vice-presidência compartilhada pela Academia Sérvia de Ciências e Artes e a Academia Nacional de Ciências e Técnicas do Senegal. As outras instituições representadas no novo Conselho Diretor foram a Academia de Ciências da Mongólia, o Centro Nacional de Pesquisas do Egito, a Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável no Sul (COMSATS), a Universidade do Chile, a Academia de Ciências da República do Uzbequistão e a Universidade de Donja Gorica (Montenegro).


Na manhã do dia 31, houve uma sessão de discussão de prioridades para o futuro da ANSO, com considerações sobre financiamento e potencial contribuição dos membros para apoiar as atividades da Aliança. Em sua manifestação, Helena Nader destacou a necessidade de aumento e incentivo à colaboração no Sul Global. Ressaltou ainda a importância de que a ANSO tenha uma definição clara sobre Ciência Aberta e Dados Abertos, que dedique atenção à Década dos Oceanos e que considere a criação de um hub da ANSO na América Latina e Caribe.
Saiba quais as entidades participantes da Assembleia Geral aqui .

Saiba mais sobre a viagem da presidente da ABC à China: