Núcleo de Estudos Avançados promoverá debate sobre meio ambiente e COP 30

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

*Texto original do Instituto Oswaldo Cruz

A próxima sessão do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) terá como tema ‘Sobrevivência no planeta: COP 30, o futuro do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas’. O evento será realizado no dia 23 de outubro, às 14h, com transmissão pelo canal do IOC no YouTube.

O convidado principal será Eduardo Brondizio, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, ganhador do Prêmio Tyler de Conquista Ambiental 2025.

Colaborador do Programa Sociedade e Ambiente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o antropólogo é o primeiro brasileiro laureado com a premiação considerada como o “Nobel do meio ambiente”.

O debate contará com a participação de seis especialistas de diferentes instituições:

  • Cristiana Seixas, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (Nepam/Unicamp);
  • Emmanuel Zagury Tourinho, ex-reitor e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA);
  • Marilene Correa, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA);
  • Roberto Araujo, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi;
  • Tatiana Sá, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ex-chefe da Embrapa Amazônia Oriental;
  • Tereza Favre, pesquisadora e coordenadora da Câmara Técnica de Ambiente e Saúde do IOC.

A coordenação do Núcleo de Estudos Avançados é do pesquisador emérito da Fiocruz, Renato Cordeiro [membro titular da ABC].

A sessão será realizada a poucos dias da abertura da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Nos dias 6 e 7 de novembro, ocorrerá a Cúpula de Líderes, reunião de chefes de Estado que antecede os debates da COP, previstos para 10 a 21 de novembro.

Confira as edições anteriores do Núcleo de Estudos Avançados aqui.

(Comunicação/ Instituto Oswaldo Cruz)