ABC realiza reuniões bilaterais com as academias da China e do Uzbequistão

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Durante a 17ª Conferência Geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS), organizada entre 29 de setembro e 2 de outubro no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou reuniões bilaterais com a Academia Chinesa de Ciêncas (CAS), com a qual já possui colaborações vigentes; e com a Academia de Ciências da República do Uzbequistão (ASRU), para aprofundamento das relações entre os dois países.

A delegação chinesa foi liderada pelo diretor do Comitê de Publicações Acadêmicas da CAS, Bao Xinhe, que estimulou que mais pesquisadores brasileiros submetam seus trabalhos para publicação em journals da CAS. Por parte da ABC, a presidente Helena Bonciani Nader, defendeu o estreitamento das relações entre ambos os países no novo contexto geopolítico global. “Nossos países continuam colaborando majoritariamente com o Norte. Precisamos mudar isso, pois enfrentamos problemas similares”, afirmou.

Já a academia uzbeque foi representada por sua vice-presidente, Shahlo Turdikulova, que apresentou a instituição. Fundada em 1943, ainda como um ramo da academia soviética, a ASRU é hoje a maior academia nacional da Ásia Central, tendo sob seu guarda-chuva instituições de pesquisa que vão desde a genética até a engenharia de materiais, passando por infraestruturas estratégicas, como reatores nucleares e o Heliocomplexo de Tashkent, que abriga um dos maiores refletores solares do planeta para produzir calor e energia limpa.

Durante a reunião, foram propostos a criação de programas para intercâmbio de alunos e a assinatura de um memorando de entendimento, nos moldes dos que já existem entre a ABC e outras academias nacionais.

Helena Nader também convidou representantes da CAS e da ASRU para participarem do evento “Um Chamado Científico para a COP30: Academias de Ciências Unidas pela Ação Climática”, que será realizado pela ABC entre os dias 20 e 22 de outubro, em Manaus. O evento será uma reunião satélite da COP30, realizada em novembro, em Belém, e deverá lançar uma declaração que será levada à Conferência das Partes.

Diretoria da ABC junto à delegação da CAS na 17a Conferência Geral da TWAS

 

A vice-presidente da ASRU, Shahlo Turdikulova, e a presidente da ABC, Helena Nader
(Marcos Torres para ABC, 06/10/2025)