ABC recebe delegação da Associação Chinesa pela Ciência e Tecnologia

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

No dia 22 de setembro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) recebeu uma delegação da Associação Chinesa pela Ciência e Tecnologia (CAST) em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro. A delegação foi liderada pelo secretário-executivo da CAST, Wang Jinzhan; e contou com o vice-diretor de Relações Internacionais, Zhang Bin; com o vice-diretor para Cooperação Bilateral, Zhu Yekun; e a vice-presidente da Associação para a Ciência e Tecnologia de Hainan, Xu Zhenling;

A delegação foi recebida pela diretora da ABC Débora Foguel, pela Acadêmica Ana Tereza Vasconcelos e pelo secretário-executivo de Relações Internacionais, Marcos Cortesão. “Já temos um memorando de entendimento em vigor com a Academia Chinesa de Ciências e queremos continuar fortalecendo a cooperação científica entre os dois países, sobretudo neste momento de instabilidade geopolítica”, abriu Cortesão.

Os representantes de ABC e CAST

Em seguida, Cortesão apresentou a estrutura da Academia e seu papel no assessoramento científico de legisladores e tomadores de decisão. Foguel, por sua vez, lembrou que a ABC atua de forma muito próxima à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a qual Ana Tereza Vasconcelos considerou como mais semelhante estruturalmente ao papel que a CAST cumpre no ecossistema científico chinês. “Tanto ABC quanto SBPC defendem uma política de ciência, educação e meio ambiente independente do governo de turno”, sumarizou Vasconcelos.

Pelo lado chinês, Wang Jinzhan tratou de apresentar a estrutura da CAST. Com representações em todas as províncias da China, a CAST trabalha no financiamento de pesquisa e na prospecção de talentos, sendo responsável por mais de 1.700 periódicos científicos. A associação também é designada por lei como responsável pela popularização da ciência no país, ficando responsável pela organização de encontros e simpósios científicos.

Representantes de ambos os países mostraram-se favoráveis ao aumento no intercâmbio de pesquisadores, sobretudo jovens inovadores, para que participem de eventos e projetos conjuntos. A ideia de um memorando de entendimento, nos moldes do já existente com a CAS, foi sugerida.

Sobre a CAST

A Associação Chinesa para a Ciência e Tecnologia (CAST) é a maior organização profissional não-governamental de cientistas da China, servindo de ponte entre as diretrizes do governo e a comunidade científica. Composta por 210 sociedades e escritórios regionais, a CAST acumula posições em conselhos e órgãos de consulta, não apenas dentro da China, mas também em organismos internacionais multilaterais.

(Marcos Torres para ABC, 22/09/2025)