Cientista avalia políticas públicas de combate à fome

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Poliana Palmeira é mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também fez estágio de doutorado-sanduíche na Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos.

Atualmente, é professora na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ex-bolsista da Capes, a pesquisadora estudou, no doutorado, concluído em 2019, os efeitos de programas governamentais na redução da insegurança alimentar, com recorte para o semiárido brasileiro. Agora, coordena estudos que investigam aspectos sociais, climáticos e políticos relacionados à fome.

“Desde a graduação me engajei na iniciação científica, quando comecei a estudar o tema da insegurança alimentar e da fome, e me descobri como pesquisadora e para a vocação como docente. Tinha certeza de que queria continuar na universidade”, pontuou a Acadêmica..

E, assim aconteceu. Hoje, Poliana coordena o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo Penso), que reúne mais de 30 pesquisadores e pesquisadoras em diferentes momentos da formação, integrando graduação e pós-graduação.

“O que é mais especial, o nosso grupo está sediado em um campus de expansão da UFCG, localizado em Cuité na Paraíba, em uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes no semiárido nordestino”, comenta. Ela é uma das autoras de capítulo contido na publicação Segurança Alimentar e Nutricional: o papel da ciência brasileira no combate à fome, produzida pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

(Site gov.br/capes, 27/8/2025)