O 18º Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas até as 18 horas (horário de Brasília) de 15 de setembro próximo.
A premiação é dividida em cinco categorias:
- Iniciação Científica
- Estudante Universitário
- Jovem Pesquisador
- Pesquisador Sênior
- Integração
Os ganhadores serão contemplados com premiação em espécie, de acordo com a respectiva categoria, além de certificado e publicação do respectivo trabalho em livro. A data prevista para divulgação dos resultados é até 30 de novembro de 2025.
A premiação tem como objetivos:
- Reconhecer e condecorar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países do Mercosul.
- Incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação no âmbito do bloco.
- Contribuir para o processo de integração regional entre os países, do Mercosul, por meio dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.
O tema para a edição de 2025 será “Segurança alimentar no contexto das mudanças climáticas” e abordará as seguintes linhas de pesquisa:
- Resiliência dos agricultores familiares e comunidades tradicionais às mudanças climáticas.
- Preservação da biodiversidade alimentar frente às mudanças climáticas;.
- Uso de tecnologias da informação, incluindo inteligência artificial, na agricultura para enfrentamento às mudanças climáticas.
- Monitoramento das mudanças climáticas e transformação das paisagens;.
- Exigibilidade do direito humano à alimentação e nutrição adequadas de populações vulnerabilizadas pelas mudanças climáticas;.
- Estratégias em segurança alimentar de proteção e defesa aos desastres naturais agravados pelas mudanças climáticas.
Criado em 1988, o prêmio é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul. No Brasil, é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Saiba mais sobre os requisitos e detalhes para a submissão das propostas aqui.