No dia 19 de agosto, a Universidade Regional do Cariri (URCA) concedeu o título de Doutor Honoris Causa à presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, e ao Acadêmico Diógenes de Almeida Campos, pela relevante atuação de ambos para a ciência e para a instituição. A cerimônia foi presidida pelo reitor da URCA, Carlos Kleber de Oliveira, no Centro Cultural do Cariri.
Helena Nader é bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California. É professora emérita da Escola Paulista de Medicina, titular da Unifesp, bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (Aciesp), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da World Academy of Science (TWAS) e da Academia de Ciências da América Latina (Acal).
Nader é figura destacada na defesa da ciência brasileira. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Avanço da Ciência (SBPC). Atualmente é presidente da ABC, co-presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (Ianas), vice-presidente da TWAS para América Latina e Caribe, membro do conselho governante do International Science Council (ISC).
Diógenes de Almeida Campos é graduado pela Escola de Geologia da Universidade Federal da Bahia, com mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), chegando ao cargo de diretor do Museu de Ciências da Terra. É membro da ABC desde 1993 e faz parte do conselho editorial dos Anais da ABC. Também é membro da comissão externa de lexicografia da Academia Brasileira de Letras (ABL), professor convidado da UFRJ, secretário e presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP).
O professor Diógenes tem forte atuação na paleontologia do Cariri, com um trabalho amplo de pesquisa sobre a era cretácea, incluindo paleontologia de vertebrados e pterossauros. Também ajudou a institucionalizar e fortalecer as instituições regionais de pesquisa. Ele é membro titular da Academia de Ciências da America Latina e pesquisador associado do American Museum of Natural History.
Leia também: