Núcleo de Estudos Avançados da Unesp promoverá ciclo de palestras sobre ensino superior

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Dois membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) estão entre os quatro primeiros palestrantes do Núcleo de Estudos Avançados da Universidade Estadual Paulista (NEAv – Unesp). O Núcleo, nas palavras de seu coordenador, o professor Eduardo Colombari, deverá funcionar como um “laboratório de novas ideias interdisciplinares”, estando vinculado diretamente à reitoria e independente de outros departamentos, permitindo uma dinâmica maior entre os pesquisadores na busca por soluções de problemas complexos.

O NEAv promoverá catédras com duração de dois anos e foco em temas variados do presente. A primeira se debruçará sobre o problema da crescente evasão e desinteresse das novas gerações pelo ensino superior. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2025, produzido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), a taxa de desistência em instituições públicas de ensino superior chegou a 41,6% entre 2019 e 2023.

A proposta é que o NEAv produza subsídios científicos para embasar decisões institucionais sobre o tema. “Queremos auxiliar os nossos gestores, tanto da reitoria quanto dos cursos, os diretores, os professores, os departamentos, a nortearem suas decisões para que eles possam inovar”, afirma Colombari.

A primeira atividade será um ciclo de palestras abertas ao público, pela plataforma Google Meet. Confira os palestrantes (todas às 16h), os temas e as datas:

13 de agostoDilemas da universidade brasileira na era digitalNaomar Almeida

20 de agosto Novos currículos para quem: discentes ou docentesLuiz Bevilacqua

3 de setembro Meritocracia e Autonomia: dois dilemas centrais das universidadesSimon Schwartzman

15 de outubroEquívocos e desacertos da expansão da educação superiorLuiz Curi

Saiba mais sobre o NEAv – Unesp.

(GCOM ABC com informações de Jornal da USP)