Dois membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) estão entre os quatro primeiros palestrantes do Núcleo de Estudos Avançados da Universidade Estadual Paulista (NEAv – Unesp). O Núcleo, nas palavras de seu coordenador, o professor Eduardo Colombari, deverá funcionar como um “laboratório de novas ideias interdisciplinares”, estando vinculado diretamente à reitoria e independente de outros departamentos, permitindo uma dinâmica maior entre os pesquisadores na busca por soluções de problemas complexos.
O NEAv promoverá catédras com duração de dois anos e foco em temas variados do presente. A primeira se debruçará sobre o problema da crescente evasão e desinteresse das novas gerações pelo ensino superior. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2025, produzido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), a taxa de desistência em instituições públicas de ensino superior chegou a 41,6% entre 2019 e 2023.
A proposta é que o NEAv produza subsídios científicos para embasar decisões institucionais sobre o tema. “Queremos auxiliar os nossos gestores, tanto da reitoria quanto dos cursos, os diretores, os professores, os departamentos, a nortearem suas decisões para que eles possam inovar”, afirma Colombari.
A primeira atividade será um ciclo de palestras abertas ao público, pela plataforma Google Meet. Confira os palestrantes (todas às 16h), os temas e as datas:
13 de agosto – Dilemas da universidade brasileira na era digital – Naomar Almeida
20 de agosto – Novos currículos para quem: discentes ou docentes – Luiz Bevilacqua
3 de setembro – Meritocracia e Autonomia: dois dilemas centrais das universidades – Simon Schwartzman
15 de outubro – Equívocos e desacertos da expansão da educação superior – Luiz Curi
Saiba mais sobre o NEAv – Unesp.