A Academia Brasileira de Ciências lamenta profundamente o falecimento do Prof. Victor Nussenzweig, membro titular da ABC, ocorrido nesta segunda-feira. O velório será realizado hoje, das 16h às 20h, no Funeral Velar Morumbi (Av. Giovanni Gronchi, 1358, São Paulo – SP).
Victor Nussenzweig foi um imunologista brasileiro de destaque internacional, reconhecido por sua contribuição pioneira para o desenvolvimento da vacina contra a malária. Sua pesquisa inovadora sobre proteínas do parasita Plasmodium abriu caminho para estratégias modernas de prevenção da doença e inspirou gerações de cientistas.
O Acadêmico graduou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1953 e titulou-se doutor, pela mesma instituição, em 1958. Desde 1971, é professor titular no Departamento de Patologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque (EUA). Victor era casado com a também Acadêmica Ruth Nussenzweig, falecida em 2018, e ambos perseguiram carreiras de sucesso na área de doenças tropicais.
A presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, disse que “a ciência brasileira perdeu hoje um grande cientista e humanista, que apesar de afastado do país por alguns anos em função da ditadura militar, nunca deixou de ser um brasileiro”.
Diversos Acadêmicos manifestaram seu pesar, entre eles destacamos:
-
“Um gigante.” — Luiz Carlos Dias, membro titular das Ciências Químicas. Em 2021, este Acadêmico publicou um texto sobre o desenvolvimento da vacina de malária onde homenageia o trabalho do casal Nussenzweig, leia aqui.
-
“Mais um de nossos grandes cientistas que se vai.” — Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, membro titular das Ciências Físicas
-
“Perdemos um grande cientista e um homem admirável.” — Antonio Carlos Campos de Carvalho, membro titular das Ciências Biomédicas
A ABC se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de perda irreparável.