Carlos Nobre alerta para urgência da ação climática: “Planeta está quase em colapso”

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

*Reportagem original do portal Terra

“A saúde do planeta está muito na beira de um acidente e quase que em um colapso”. O alerta é do pesquisador e cientista Carlos Nobre, em declaração ao podcast Futuro Vivo, que estreou nesta terça-feira, 29. A série, apresentada por Victor Cremasco, conta com quatro episódios e faz parte da plataforma homônima da Vivo em seu pilar de sustentabilidade.

Nobre é doutor pelo MIT, um dos autores do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU), membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Estados Unidos, e sua declaração serve como um chamado de atenção para a urgência da crise que o mundo enfrenta, marcada por eventos extremos como enchentes, incêndios, ondas de calor e secas severas.

Os riscos do aquecimento global

No podcast, Nobre compartilhou sua trajetória e a “felicidade muito grande” de ter tido, em seu doutorado no MIT, a oportunidade de trabalhar com o professor Jule Charney, um dos maiores cientistas da área de meteorologia da época.

Na década de 1970, Charney liderou um estudo pioneiro sobre o risco do aquecimento global, quando ainda nem se falava do assunto. “Em agosto de 79, ele lançou o estudo em Washington. Aí ele voltou, chamou os três alunos de doutorado dele, eu era um deles, e mostrou os resultados. Ele falou: ‘Olha, não podemos deixar o planeta chegar a 1,5 graus. É um risco enorme. Nós temos que reduzir logo as emissões’. Àquela altura, já indicava um aquecimento de 0,4 graus Celsius, e o alerta era claro.”

O cientista destaca que…

(…)

Leia a entrevista completa no Terra.

(Terra, 28/07/2025)