O livro “A evolução é fato”, organizado pelo Acadêmico Carlos Menck e editado pela Academia Brasileira de Ciências, é um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 na categoria Divulgação Científica do Eixo: Prêmios Especiais.
Concorre com ele, inclusive o livro do Acadêmico Roberto Lent, intitulado “Existo, logo penso: histórias de um cérebro inquieto”, editado pelo Instituto Ciência Hoje.
Saiba mais sobre os finalistas das outras categorias.
O Prêmio Jabuti, instituído em 1958 em meio a desafios significativos no cenário editorial, destaca-se como a maior distinção literária no Brasil. Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio é uma celebração anual que busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam e mantêm o hábito da leitura, além daqueles que fazem chegar a produção literária brasileira para o mundo. O nome “Jabuti” foi escolhido em alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato, simbolizando a tenacidade e a capacidade de superação de obstáculos – uma representação à altura da riqueza e diversidade da cultura e literatura brasileira.
Em 2024, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a CBL lançou o Prêmio Jabuti Acadêmico, uma iniciativa para reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas, científicas e profissionais que moldam e impulsionam o avanço do conhecimento em nosso país.
O Prêmio Jabuti Acadêmico fundamenta-se na crucial importância dessa produção para o progresso cultural e científico de uma nação. As obras originadas desses campos desempenham um papel fundamental no avanço do conhecimento, no aprimoramento das práticas profissionais e no estímulo à inovação.
O Prêmio Jabuti e o Prêmio Jabuti Acadêmico compartilham uma base comum, mas divergem em suas abordagens. Enquanto o Prêmio Jabuti abraça uma variedade de categorias literárias, o Prêmio Jabuti Acadêmico concentra-se exclusivamente em obras acadêmicas, científicas, técnicas e profissionais. Essa diferença fundamental se reflete na estrutura de eixos e nas categorias específicas de cada uma das premiações.
Os autores premiados em cada categoria serão homenageados com a estatueta durante uma cerimônia especial, além de receberem um prêmio em dinheiro. As editoras responsáveis pelas obras premiadas também são contempladas com uma estatueta do Jabuti.
O Prêmio Jabuti Acadêmico surge como mais um reconhecimento com papel distintivo na divulgação e celebração da produção científica, técnica e profissional no Brasil, refletindo as diversas contribuições para a cultura e o conhecimento no país.
A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no próximo dia 5 de agosto, 3a feira, às 19h, no teatro Sérgio Cardoso, fechado para convidados.