Aluno do Programa Aristides Pacheco Leão é premiado por pesquisa com golfinhos

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Boniek Vaz e Gabriel Grellet

Confira a o relato do estudante Gabriel Mendonça Grellet, estudante da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que estagiou em 2025 na Universidade Federal de Goiás (UFG), sob orientação do Acadêmico Boniek Gontijo Vaz:

Como estamos usando os blocos de montar do nosso corpo para rastrear a alimentação de golfinhos

Tudo começou em 2024, com uma ideia junto ao professor Boniek, coordenador do Laboratório de Cromatografia e Espectometria de Massas (LaCEM/Cemep) da Universidade Federal de Goiás. Falei pra ele, “…e se nós usássemos dentes de golfinhos?”, ao termos nossa primeira reunião de projeto científico como parte do Programa “Aristídes Pacheco Leão” de Estimulo a Vocações Científicas (PAPL), uma parceira da Fapesp com a Academia Brasileira de Ciências, que recém haviam me selecionado.

Nosso projeto chamado “Sentinelas Costeiros” está tentando usar assinaturas isotópicas, que são um tipo de assinatura química recorrente e previsível na natureza, para inferir e melhor compreender a dieta e os hábitos de vida dos botos-cinza (Sotalia guianensis), espécie ameaçada de golfinho, que habita o Banco dos Abrolhos, uma das mais importantes ecorregiões marinhas do Brasil e do mundo. Além de estarmos usando análises elementares dos dentes de animais que encalharam entre o norte do Espírito Santo (ES) e o extremo Sul da Bahia (BA), também estamos desenvolvendo uma nova abordagem metodológica para realizar essas análises com base nos aminoácidos essenciais de nós mamíferos, isto é, usando os nossos “blocos de montar biológicos” que adquirimos através da alimentação, o que nos permitiria rastrear ainda melhor as vias e origens metabólicas de diferentes aminoácidos.

Nosso trabalho foi reconhecido pela Rede Nacional de Isótopos Forenses (RENIF) como um dos melhores trabalhos submetidos ao InterForensics (2025). E mais recentemente fomos premiados como melhor trabalho de graduação na modalidade pôster, pelo IX Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (Encopemaq).

Descobrimos a partir de nossas análises iniciais de carbono e nitrogênio, que os animais que habitavam a porção norte do Banco (BA) apresentavam hábitos de vida mais costeiros, se comparados aos animais encalhados ao sul do Banco (ES), mais oceânicos. Assim como também, nossos testes com aminoácidos essenciais do colágeno se mostraram promissores em diferentes matrizes de dente (golfinhos, humanos e até em onças).

Agora que estamos prestes a finalizar nossas análises, estamos com expectativas de publicar internacionalmente nossos achados, para assim popularizar e ampliar o uso desta nova técnica e assim ajudar a mapear a ecologia isotópica de diferentes espécies.

Esse trabalho só foi possível graças ao PAPL; ao Instituto Baleia Jubarte que cedeu as amostras para a realização dessa pesquisa; e ao Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que nos auxiliaram com as análises elementares.

Baixe o poster premiado e saiba mais sobre a pesquisa de Gabriel Grellet

Sobre o PAPL

O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) foi criado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1994, para oferecer a universitários vocacionados para a atividade científica a oportunidade de estagiar em laboratórios dirigidos por membros da ABC. O nome do programa é uma homenagem ao eminente neurofisiologista professor Aristides Pacheco Leão, que presidiu a ABC entre 1967 e 1981. Em 1993, tornou-se presidente emérito, em homenagem póstuma.

Desde 2022, o programa tem o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).  Com este acordo, os intercâmbios nacionais de curta duração passaram a funcionar da seguinte forma: o PAPL envia estudantes paulistas selecionados para instituições em outras regiões e graduandos dessas regiões vão exclusivamente para laboratórios do estado de São Paulo. Todos os laboratórios envolvidos no programa são liderados por pesquisadores de excelência, membros titulares e afiliados da ABC.

As inscrições para alunos de graduação participarem do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo às Vocações Científicas 2025/2026 estão abertas até o dia 8 de agosto. Saiba mais aqui.

(GCOM ABC, 14/07/2025)