Exibição do documentário A Queda do Céu em Roraima

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

A Hutukara Associação Yanomami e a Aruac Filmes juntaram-se à Universidade Federal de Roraima (UFRR) para exibir o documentário A Queda do Céu, que ocorrerá no dia 1º de agosto de 2025, às 19:00h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat), no Campus Paricarana, em Boa Vista, capital do estado de Roraima (RR). O evento fará parte das atividades de encerramento do primeiro semestre letivo do corrente ano.

O documentário retrata a cosmopolítica e a crítica xamânica yanomami no enfrentamento à invasão do seu território e na preocupação com o garimpo ilegal e as epidemias, o que acabará nos atingindo a todos caso nada seja feito para transformar a situação na qual se encontra o planeta. É baseado no livro A Queda do Céu: Palavra de um Xamã Yanomami, organizado pelo antropólogo francês Bruce Albert a partir das falas gravadas do xamã yanomami Davi Kopenawa, em um “pacto etnográfico”, no qual o Xamã pediu ao antropólogo que este fosse a sua voz para o mundo. Kopenawa é membro colaborador da Academia Brasileira de Ciências.

O documentário, que foi produzido por Eryk Rocha e Grabriela Carneiro da Cunha, nos leva a sonhar longe e será assistido por cerca de 200 pessoas convidadas pela Universidade, entre elas, de instituições públicas e privadas, como estudantes, agências de fomento, lideranças, cooperativas, etc.. Haverá debate após a exibição e, em seguida, será servido um coquetel que terá também alimentos orgânicos e indígenas.

O evento está sendo organizado pelo Centro de Ciências Humanas (CCH), que reúne os cursos de Ciências Sociais, História e Relações Internacionais. Integram a Comissão Organizadora a estudante Josimaia Lauriano de Souza e os professores Carlos Alberto de S. Cardoso, diretor do CCH, Gabriel Pedro D. Damasceno, Jaci Guilherme Vieira e Alexandro M. Namem.

Oficina integrada ao evento

No dia 2 de agosto, 4a feira, pela manhã, em parceria com o Centro de Monitoramento e Proteção Territorial da Terra Indígena Yanomami (Ministério dos Povos Indígenas-MPI/UFRR), será realizada a oficina “Proteção Territorial e Povos Indígenas – Enfoque na Terra Indígena Yanomami”.

A atividade contará com módulos sobre normas constitucionais, instrumentos internacionais e experiências yanomami de vigilância e diplomacia territorial, promovendo diálogo entre pesquisadores, lideranças e estudantes sobre a centralidade dos territórios indígenas para o futuro comum da humanidade.

(Divulgação UFRR | Foto: Kevin Payravi/Wikimedia Commons)