No dia 9 de junho, a delegação da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que está na China a convite da Academia Chinesa de Ciências (CAS), esteve em Xangai para conhecer o Instituto de Pesquisa Avançada de Xangai (SARI/CAS) e a Universidade Jiao Tong de Xangai (SJTU).
Integravam o grupo a presidente da ABC, Helena Nader; o vice-presidente, Jailson Bittencourt de Andrade; o vice-presidente para a Região Norte, Adalberto Luis Val; o vice-presidente para São Paulo, Glaucius Oliva; e os Acadêmicos Wanderley de Souza e Vivian Vasconcelos Costa; e o secretário-executivo de relações internacionais da ABC, Marcos Cortesão. O Acadêmico Osvaldo Novais Júnior se juntou ao grupo na visita à universidade. Completaram o grupo brasileiro dois representantes do Consulado-Geral do país em Shanghai.
O Instituto de Pesquisa Avançada de Xangai é uma instituição multidisciplinar de ciência e educação vinculada à Academia Chinesa estabelecida em 2008 em parceria com o governo da cidade. A instituição abriga a Instalação de Radiação Síncrotron de Xangai, um acelerador de luz síncrotron semelhante ao Sirius, no Brasil, com o qual há um acordo de cooperação vigente desde 2013 que abrange transferência tecnológica e intercâmbio de cientistas.
Outros aparelhos sob o guarda-chuva do SARI/CAS são a Instalação Nacional para a Ciência de Proteínas de Xangai e a Instalação de Lasers de Elétrons Livres e Raios-X Suaves de Xangai. Combinando todas essas tecnologias, os cientistas conseguem realizar pesquisas de profundidade sobre a estrtura de moléculas complexas cruciais para o avanço científico em diversas áreas.

Já a Universidade Jiao Tong de Xangai é uma das mais significativas instituições de ensino superior da China com 128 anos de atuação, classificada como a 52ª melhor universidade do mundo. A STJU possui seis campi espalhados pela região de Xangai, por onde transitam cerca de 95 mil estudantes de graduação e pós-graduação.
“Em ambas instituições impressiona a infraestrutura moderna, bem cuidada e voltada para a excelência em pesquisa. O campus da SJTU, em especial, destaca-se pela organização e vitalidade, um verdadeiro exemplo de ambiente acadêmico inspirador. São 48 mil estudantes de graduação, 28 mil de mestrado e 18 mil de doutorado, incluindo 1900 alunos internacionais, um retrato da dimensão e da ambição global da universidade. Essas visitas reforçam o quanto a ciência pode se beneficiar de cooperação internacional e de ambientes estruturados que valorizam o conhecimento e as pessoas”, declarou o Acadêmico Adalberto Luis Val.
