Nota de Homenagem e Compromisso

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Nota de Homenagem e Compromisso

Helena NaderAdalberto Val

A Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizada sob o tema “Amazônia Já. Sem tempo a perder”, teve a honra de prestar, ainda em vida, uma homenagem a três grandes pilares da ciência, da cultura e da defesa da Amazônia: Sebastião Salgado, José Israel Vargas e Jacob Palis.

O encerramento da reunião foi marcado por um momento de profunda emoção. A apresentação de um vídeo com as imagens impactantes de Sebastião Salgado, ao som das Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa Lobos, emocionou a todos. A exibição, autorizada pessoalmente por Salgado, foi mais do que uma homenagem: foi um chamado ético e estético à preservação da Amazônia e de seus povos.

No meio da própria Reunião Magna, fomos surpreendidos pela partida de Jacob Palis, mestre da matemática, da diplomacia científica e da internacionalização da ciência brasileira. Palis nos deixou no exato momento em que celebrávamos as causas que ele defendeu incansavelmente: a ciência, a educação e o desenvolvimento sustentável.

Logo depois da Reunião, recebemos com tristeza a notícia da partida de  José Israel Vargas, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e um dos grandes arquitetos de uma visão transformadora da ciência brasileira. Vargas foi um pensador e formulador incansável, que deixou como legado a convicção de que não há futuro para o Brasil sem que a Amazônia ocupe lugar central na agenda nacional e científica.

As homenagens feitas não foram póstumas, mas sim expressões de gratidão, reconhecimento e respeito em vida. Agora, a memória e o legado de Sebastião Salgado, José Israel Vargas e Jacob Palis se tornam um chamado à responsabilidade. Que a trajetória de cada um deles — marcada pela coragem, pela ética, pela excelência e pelo compromisso com o bem comum — continue a nos inspirar e a orientar nossos caminhos.

(Helena Nader e Adalberto Val para ABC | Foto: Exposição AMAZÔNIA de Sebastião Salgado, Madri, 2023. Javier Perez Montes/Wikimedia Commons)