O diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Alvaro Toubes Prata, que também é presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), participou da reunião entre as lideranças dos grupos de engajamento do G20 e o presidente da República. Prata foi um dos coordenadores das discussões do S20, grupo de engajamento em ciência, esse ano liderado pela ABC.

Representantes de cada grupo tiveram quatro minutos para apresentar seus trabalhos para as autoridades presentes. “Em minha fala, lembrei do papel da nossa sherpa, Helena Nader, na condução dos trabalhos e no sucesso alcançado pelo S20. O comunicado final incorporou sugestões de todos os países, foi um documento escrito à várias mãos. Também fiz um breve resumo dos cinco temas: inteligência artificial, bioeconomia, transição energética, saúde e justiça social, destacando as principais recomendações. Concluí mencionando a importância da ciência e seu impacto transversal em todos as áreas”, resumiu Prata.

Segundo ele, o presidente mencionou as dificuldades de se construir um documento que atenda aos anseios de todos, mas, como líder o G20, defendeu que prevaleça a agenda brasileira. “Com isso, fiquei entusiasmado de que algumas das nossas contribuições sejam incorporadas. No S20, escrevemos um documento muito consequente e amplo. Ainda que tenhamos tratado dos temas a partir de uma visão acadêmica e técnica, nós não deixamos de considerar aspectos geopolíticos, sociais, ambientais e econômicos. Acho que fizemos um bom trabalho”, refletiu o Acadêmico.

Líderes do grupos de engajamento se reuniram com o presidente da República no dia 11 de novembro (Foto: Ricardo Stuckert / Secom – PR)

Sobre o S20

Criado em 2017, o Science20 é formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20 e promove um diálogo oficial entre a comunidade científica e os formuladores de políticas. Análogo ao G20, o S20 possui um secretariado rotativo não permanente e opera como um fórum (e não como uma organização), sendo suas cúpulas realizadas anualmente, geralmente antes da respectiva cúpula do G20. Ao longo do ciclo anual, os membros do S20 abordam tópicos relevantes e formulam documentos com recomendações específicas e ações implementáveis para o G20. Essas propostas formam a base do comunicado do S20, que é apresentado oficialmente aos líderes do G20 para consideração. A ABC é a representante brasileira no S20 desde sua criação.

O S20 2024 se reuniu durante o primeiro semestre do ano e elaborou um comunicado oficial com um série de recomendações aos chefes de Estado. Confira as nossas matérias sobre as reuniões:

ABC | 12/03/2024
O que pensam as academias nacionais de ciência do G20?

ABC | 13/03/2024
Palestras de brasileiros marcam reunião de Iniciação do Science 20 

ABC | 25/03/2024
Membros afiliados da ABC refletem sobre reunião do S20

ABC| 03/06/2024

Cúpula do S20 traz recomendações da ciência para o G20