A edição do mês de novembro do Fórum Permanente da Educação Superior abordará o tema “Novas metodologias de ensino e aprendizagem, ensino remoto e outros”. A série de eventos é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Educação Superior da ABC.

Os palestrantes convidados são os professores e pesquisadores Ronaldo Mota (UFSM) Ives Solano Araújo (UFRGS). Saiba mais sobre eles na aba seguinte.  

O evento será realizado no dia 26 de novembro, 3a feira, às 16h, e transmitido pelo YouTube da ABC.

Conheça os palestrantes:

Ronaldo Mota (UFSM)

Professor Ttitular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação, sócio-fundador das empresas Neoprospecta e BiomeHub S.A. (Parque Sapiens-SC), membro do Conselho do Ranking Universitário da Folha/RUF, membro do Conselho da Agência Bori e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Bacharel em física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorados nas Universidades de Utah/Estados Unidos e de British Columbia/Canadá. Anteriormente, foi chanceler e diretor-executivo de Educação a Distância do Grupo Estácio/Yduqs, reitor da Universidade Estácio de Sá, pesquisador nível 1 do CNPq em Modelagem e Simulação em Ciência dos Materiais, “Professorial Visiting Fellow no Instituto de Educação da Universidade de Londres/UK (Cátedra Anísio Teixeira), secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação, secretário nacional de Educação a Distância, secretário nacional de Educação Superior e ministro interino do Ministério da Educação. Condecorado pelo Presidente da República do Brasil como comendador e posteriormente na Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

Ives Solano Araújo (UFRGS)

Possui graduação em licenciatura e bacharelado em física (FURG – 2000), mestrado em física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS – 2002) e doutorado em física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRGS. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard, EUA, participando do grupo de pesquisa em ensino de física do professor Eric Mazur. Atualmente é professor titular do Departamento de Física da UFRGS e editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GEF) da UFRGS. Tem experiência na área de ensino de física com produções vinculadas aos seguintes temas: inovação didática, física geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da física e ensino de ciências. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 2 (Educação). Também é membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis-UFRGS) por dois mandatos (de 02/2016 a 02/2020). É atualmente vice-diretor do Instituto de Física da UFRGS (2021-2024).