A ser lançado na 5a feira, 7 de novembro, às 10h30, na sede da ABC, a obra “Um Olhar Sobre o Ensino Superior no Brasil” é uma análise profunda e detalhada do sistema de ensino superior brasileiro, conduzida pelo Grupo de Trabalho da Academia Brasileira de Ciências entre 2023 e 2024.
O livro examina os principais desafios enfrentados pelo país, começando pela necessidade de ampliação e democratização do acesso à educação superior. Propõe como solução viável uma reestruturação nos modelos de instituições públicas de ensino superior, incluindo a criação das Faculdades Federais do Brasil, que trará ao sistema, além da expansão, também a diversidade, agilidade, flexibilidade e mobilidade necessárias.
Além disso, para a formação de recursos humanos qualificados para a inovação científica e tecnológica, a obra propõe a criação de um novo modelo de financiamento ao ensino superior público, de caráter temporário, com os Centros de Formação em Áreas Estratégicas (CFAEs), focando na indução de um ecossistema educacional e científico que favoreça o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais.
Baseando-se em dados e experiências internacionais, o trabalho apresenta soluções práticas para modernizar e expandir o ensino superior no Brasil, com um olhar atento para a realidade econômica e as especificidades do país.
Esta obra se destina a formuladores de políticas públicas, acadêmicos, educadores e todos aqueles interessados no futuro da educação superior brasileira.
O lançamento do relatório contará com apresentações dos pesquisadores responsáveis, que irão detalhar os principais pontos do documento e discutir as soluções propostas. O público ainda terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre as medidas.
Além de Helena Nader, presidente da ABC, e do Acadêmico Ado Jorio de Vasconcelos, coordenador da publicação, o grupo responsável pela publicação é composto por Adalberto Fazzio (CNPEM), Adalberto Val (INPA), Alaor Chaves (UFMG), Aldo Zarbin (UFPR), Alvaro Prata (UFSC e Embrapii), Antônio Gomes Souza Filho (UFC), Débora Foguel (UFRJ), José Roberto Castilho Piqueira (USP), José Roque da Silva (CNPEM), Hernan Chaimovich (USP), Jorge Almeida Guimarães (ex-presidente da Embrapii), Marcelo Knobel (ex-reitor da Unicamp), Marcelo Viana (IMPA), Patricia Bozza (Fiocruz), Ruben Oliven (UFRGS), Sergio M. Rezende (ex-ministro de Ciência e Tecnologia), Rodrigo Capaz (UFRJ), Sandoval Carneiro Jr (UFRJ), Santuza Teixeira (UFRJ), Sylvio Canuto (USP) e Virgílio Almeida (UFMG).