Confira a nota do portal Planeta Coppe sobre a premiação do Acadêmico Renato Machado Cotta:

O Professor Renato Machado Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi agraciado com a Luikov Medal, a mais importante premiação internacional na área de Transferência de Calor e Massa. Cotta é o primeiro contemplado que atua no Hemisfério Sul e fora do conjunto de países considerados como desenvolvidos. A medalha é concedida, apenas a cada dois anos, pelo International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT), tendo sido atribuída pela primeira vez em 1979.

A premiação será entregue durante uma cerimônia específica que será realizada como parte da 17th International Heat Transfer Conference, de 14 a 18 de agosto. Trata-se do principal evento na área, que ocorre a cada quatro anos, e terá a edição de 2023 realizada em Cape Town, na África do Sul. Após receber a medalha, o professor da Coppe irá proferir uma palestra plenária sobre seus principais desenvolvimentos científicos que o levaram a conquistar esta importante distinção.

Os contemplados com a Medalha Luikov recebem esta premiação em função de suas notáveis contribuições para a ciência e arte da transferência de calor e massa, e de suas atividades de cooperação científica internacional. A denominação Luikov Medal é uma dedicação ao Professor Aleksey Vasilievich Luikov, ex-diretor do Institute of Heat and Mass Transfer, da antiga União Soviética, em Minsk, falecido em 1974, e considerado como o cientista mais proeminente em Ciências Térmicas do século XX.

As indicações para a medalha Luikov são feitas pelos membros do Conselho Científico do ICHMT, avaliadas pelo Honors & Awards Committee, e a eleição é então realizada pelo Comitê Executivo do Centro. Dos 21 grandes cientistas agraciados até o momento, nove atuam ou atuavam nos Estados Unidos, sete na Europa, três no Japão e dois na Rússia. Com isso, Renato Cotta, torna-se o primeiro agraciado, não só do Hemisfério Sul como também dos países que não são considerados como desenvolvidos.