Após três anos apenas com encontros virtuais em virtude da pandemia de covid-19, o Science20 (S20) retomou suas atividades presenciais com uma reunião para a abertura dos trabalhos em 2023, agora sob a presidência rotativa da Índia. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) representa o Brasil na iniciativa, com sua presidente, Helena B. Nader, e seu secretário-executivo de relações internacionais, Marcos Cortesão, participando presencialmente da reunião no país asiático.

Criado em 2017, o S20 é formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20 (19 maiores economias do mundo mais a União Europeia) e atua como o grupo de engajamento para a área de ciência e tecnologia, promovendo um diálogo oficial entre a comunidade científica dos países e os formuladores de políticas.

Em 2024, o Brasil assumirá a presidência rotativa do G20 e, consequentemente, a ABC será responsável pelo secretariado do Science20 no próximo ano. Neste sentido, a Academia teve atuação destacada na reunião que aconteceu em 30 e 31 de janeiro, em Puducherry, com diversas inserções na agenda oficial.

No primeiro dia do encontro foram abordados quatro temas principais que guiarão as discussões do Science20 em 2023: ciência disruptiva para o desenvolvimento inclusivo e sustentável; saúde universal: cura e prevenção de doenças; energia limpa para um futuro mais verde; e conexão ciência, sociedade e cultura.

Nas palavras de Helena B. Nader, “a reunião foi muito interessante, abordando temas extremamente relevantes e atuais”. A presidente da ABC destacou que “em comparação com as últimas três edições (Arábia Saudita 2020, Itália 2021 e Indonésia 2022), a Índia trouxe uma nova abordagem, envolvendo também a cultura no diálogo entre ciência e sociedade, o que é muito importante, em especial quando trazemos, por exemplo, enfoques da medicina e da agricultura tradicional”. Ela conclui dizendo que “a viagem até a Índia, muito longa e cansativa, valeu a pena, tendo sido muito proveitoso interagir e aprender com todos no contexto do G20”.

De acordo com Marcos Cortesão, o encontro na Índia também está sendo positivo para outras iniciativas da atuação internacional da ABC. “Aproveitamos para realizar reuniões paralelas com as Academias da China e da Índia, discutindo a retomada da cooperação bilateral com esses dois países, que estavam em compasso de espera com a pandemia”.

As atividades de 30 de janeiro foram finalizadas com um jantar oficial com comidas típicas e um espetáculo cultural. Helena B. Nader, presidente da ABC, foi a única delegada estrangeira convidada a compor a mesa das autoridades indianas, liderada por Natesan Krishnasamy Rangasamy, ministro chefe do território de Puducherry.

No dia 31 de janeiro foi realizada uma visita a Auroville, comunidade internacional onde vivem 50 mil pessoas de 50 países, inclusive do Brasil. Também chamada de “A Cidade do Amanhecer”, Auroville foi fundada, em 1968, a partir dos princípios da ioga integral, sendo um povoado dedicado à busca de uma vida sustentável e harmoniosa.

A presidente da ABC, Helena Nader, durante o primeiro dia de reunião do Science20 2023.