Um trabalho liderado pelo membro afiliado da ABC Raoni Rajão e com participação dos titulares Mercedes Bustamante e Carlos Nobre foi condecorado pela Associação Latinoamericana de Estudos Sociais e da Ciência e Tecnologia (Esocite) com o Prêmio Amilcar Herrera 2022 na categoria para artigos científicos.

O artigo “O risco de falsas controvérsias para as políticas ambientais brasileiras” foi publicado na prestigiada revista científica Biological Conservation e aborda estratégias usadas para criar desconfiança sobre temas que são consensos na ciência, como as mudanças climáticas e o desmatamento no Brasil. A partir de metodologias falhas e tentativas de se apropriar da credibilidade científica, grupos com interesses políticos e econômicos no descontrole ambiental criam “pseudo-fatos” capazes de influenciar a opinião pública e até decisões legislativas.

A premiação reconheceu a relevância do tema em um momento em que a questão ambiental e a desinformação científica se tornaram temas centrais no debate público brasileiro. A outorga foi feita em 10 de dezembro durante o último dia da reunião conjunta da Esocite, realizada em Cholula, México.

Leia o artigo premiado.

Prêmio Amilcar Herrera 2022