Em 2019, o Brasil foi surpreendido por um derramamento de óleo na costa do país, tido como um dos maiores desastres ambientas marinhos que atingiu o Brasil. Foram mais de 4 mil quilômetros de praias afetadas, com consequências danosas tanto para os ecossistemas como para as populações locais. Desastres ambientais resultantes de derramamento de óleo acontecem, infelizmente, mais vezes dos que gostaríamos. Porém, o que diferencia o ocorrido no Brasil em 2019 é a falta do conhecimento da origem. Ou seja: até a presente data, a causa não é conhecida.

Muito pesquisadores, alguns de forma voluntária, se uniram a órgãos governamentais procurando entender melhor as consequências desse desastre, buscando encontrar a causa desse derramamento. Importante salientar que, sem o conhecimento da causa, não há como se tomar providências para que a situação não se repita.

Procurando organizar os dados disponíveis até o momento, o Acadêmico Jailson Bittencourt de Andrade (Universidade Federal da Bahia, UFBA), vice-presidente da ABC, e o pesquisador Ricardo Coutinho (Instituto do Mar Almirante Paulo Moreira, Arraial do Cabo, RJ) uniram esforços para organizar um fascículo especial com 17 estudos inéditos sobre o tema em um fascículo especial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC).

Os trabalhos têm diversas abordagens, desde questões envolvendo impactos que potencialmente afetam a saúde e os habitantes dos locais atingidos até os efeitos sobre as biotas, algo que ainda será sentido por décadas. Também há contribuições que procuram analisar os efeitos socioeconômicos e até mesmo cenários sobre a origem e dispersão do óleo, que revelou ser bastante complexo. Essa publicação (94-Suppl.2) não apenas desperta interesse, mas, sobretudo, é necessária, mostrando a importância da pesquisa realizada no nosso país, apesar das enormes restrições orçamentárias com as quais estamos convivendo. Agradeço aos editores pelo trabalho realizado!

Alexander Kellner
Editor-chefe
Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC)