Confira a reportagem do jornal Tribuna Hoje com Physmélia Firmino, uma das estudantes de graduação que receberam a bolsa de Estímulo a Vocações Científicas (EVC) do Programa Aristides Pacheco Leão de Vocações Científicas. Firmino irá estagiar no laboratório do membro titular da ABC Osvaldo Novais de Oliveira Junior no Instituto de Física da USP São Carlos (IFSC/USP).

Ela está oficialmente na lista da nova geração de cientistas brasileiros. Physmélia Firmino é aluna do 8º período da licenciatura em Química da Ufal no Campus Arapiraca e foi uma das selecionadas que disputaram as 25 vagas com estudantes de todo o Brasil para a edição 2023 do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL).

O objetivo principal do Programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios chefiados por membros titulares da Academia Brasileira de Ciência (ABC). Physmélia garantiu sua bolsa de Estímulo a Vocações Científicas (EVC) no Instituto de Física da USP São Carlos (IFSC/USP) e vai ser orientada pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Junior.

“A USP é uma das instituições de maior renome do Brasil e representar meu curso lá vai ser algo de grande responsabilidade”, disse a estudante, já com a expectativa de ampliar as possibilidades: “A USP poderá ser uma opção dentre as instituições para realizar minha pós-graduação e, além disso, participar dessas pesquisas vai me dar um novo olhar para os problemas que enfrentamos aqui em Arapiraca na área dos sensores e biossensores e, ainda, refletir sobre os motivos do fazer ciência”.

(…)

Vocacionada

Um critério essencial para participar da chamada do PAPL é estar vinculado a programas de iniciação científica. Physmélia Firmino de Albuquerque sempre aproveitou as oportunidades que a vida acadêmica pode oferecer no ambiente universitário. Desde o ano passado é bolsista do Pibic no Grupo de Pesquisa em Eletrocatálise e Eletroquímica da Ufal, mas já no primeiro semestre ingressou no PET Química como bolsista, depois foi monitora e participou de projetos de extensão.

A vivência no ambiente universitário só confirma sua vocação pra ciência. “Já primeiro período do curso ela se destacava e apresentava características peculiares e compatíveis com as de futura pesquisadora. Muito estudiosa, esforçada, focada, dedicada, responsável, questionadora, curiosa, proativa e disposta a conhecer e vivenciar todas as experiências que a universidade pode proporcionar” descreveu a professora Thaissa.

Chegar ao final do curso com a oportunidade de um estágio na USP mostra pra ela que o esforço e a dedicação valeram a pena: “Eu sempre estudei em instituições públicas, gratuitas e localizadas no interior. Então, os recursos nem sempre foram abundantes, mas, mesmo assim eu tentava me esforçar para aproveitar as oportunidades que eu tinha. O PAPL é uma dessas”.

Bolsa estímulo

O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A instituição de fomento vai destinar 25 bolsas na modalidade EVC, de até R$ 20 mil cada uma, para alunos do estado de SP visitando Instituições de Ensino e Pesquisa em outros estados do Brasil e 25 bolsas para alunos de outros estados visitando Instituições de Ensino e Pesquisa de São Paulo, como é o caso de Physmélia.

“Sou muito grata à minha família, amigos de turma e professores, especialmente à Thaissa e Vinicius, por serem grandes incentivadores do meu desenvolvimento… a lista é grande, mas são pessoas imprescindíveis à minha formação pessoal e acadêmica. Essa conquista é nossa! Espero que a participação no PAPL traga bons frutos ao futuro”, finalizou a estudante.

Leia a matéria completa.