A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará uma série de seminários online para debater o papel das Unidades de Pesquisas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI). O primeiro encontro será no dia 24/2, quinta-feira, e trará o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) como tópico central, já que o aumento da frequência e intensidade dos desastres naturais está trazendo prejuízos socioeconômicos importantes para a sociedade, e a instituição, junto com a Defesa Civil, tem um papel estratégico nesta questão. O evento será transmitido ao vivo no canal da SBPC no Youtube.

O evento contará com a participação dos Acadêmicos Pedro Leite da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP); além de Osvaldo Luiz de Morais, diretor do Cemaden e Moacyr Araújo, coordenador da Rede Clima do MCTI e Vice Reitor da UFPE. O evento será mediado por Renato Janine Ribeiro e pelo Acadêmico Paulo Artaxo, respectivamente, presidente e vice-presidente da SBPC.

Para Paulo Artaxo, este primeiro debate sobre as unidades de pesquisas que foca no Cemaden, logo depois de uma série de desastres em Petrópolis, Bahia, Minas Gerais e outros, mostra que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer na proteção da população vulnerável em relação aos eventos climáticos extremos. “A sincronia entre a ação do Cemaden com a Defesa Civil e prefeituras precisa ser melhorada, para que a Ciência possa auxiliar na proteção da população”, afirma.

Ao longo de 2022, a SBPC irá organizar uma série de seminários on line convidando cada UP para apresentar e discutir a sua missão institucional com uma visão de passado, presente e reflexões para o futuro. Espera-se que esses seminários aumentem a visibilidade dos institutos do MCTI e sejam um ponto de discussão frutífera para novos desafios.