O Acadêmico Cesar Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi homenageado pela Associação Internacional de Epidemiologia (IEA, na sigla em inglês) por suas pesquisas sobre amamentação, nutrição infantil e desigualdades na saúde.
Na UFPel, ele dirige o Centro Internacional para Análises e Monitoramento de Equidade em Saúde e Nutrição. Seus estudos sobre aleitamento materno e saúde infantil nos anos 80 orientou políticas globais sobre o tema, inclusive da Organização Mundial de Saúde (WHO, na sigla em inglês), modificada em 1991. O papel fundamental de Victora nos Padrões de Crescimento Infantil da WHO levou a curvas de crescimento utilizadas atualmente em 140 países.
Leia a matéria na íntegra no site da IEA.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Richard Doll é atribuído pela IEA em comemoração ao legado de Richard Doll (1912-2005), médico britânico e suas descobertas em epidemiologia. Ele foi pioneiro em pesquisas que relacionaram o tabagismo ao câncer de pulmão e aumento do risco de doenças cardíacas. Também realizou importantes estudos relacionando radiação com leucemia, assim como amiantos à câncer de pulmão e álcool com câncer de mama.
O prêmio é dirigido a pesquisas epidemiológicas que promovam o avanço do conhecimento de condições que sejam importantes para a saúde humana.
Victora também recebeu o prêmio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração CBMM em 2020.