Leia artigo do Acadêmico Roberto Lent para a coluna A Hora da Ciência do jornal O Globo, publicado em 30/7:

No entanto, há uma dimensão do problema em que o Brasil se meteu para a qual não estamos tão alertas. É mais escondida, mais indireta, não causa morte física, causa morte social. É a pandemia da ignorância.
Os números são terríveis. De cada 100 crianças brasileiras que conseguem ingressar na escola a cada ano, apenas 60 concluem o ensino médio e só 30 são proficientes em leitura, escrita e matemática. Desnecessário citar mais dados. O quadro escancara a terrível ineficiência do nosso sistema educacional, que impede os jovens brasileiros de se prepararem para as novas profissões, que já surgiam antes e mostram-se mais claramente com a pandemia. Nossa Educação não está funcionando.
A revolução na Educação passa pela Ciência. Da mesma forma que na Saúde, não ;e mais possível apostar em alternativas intuitivas. É preciso reorientá-las para propostas baseadas em evidências. Todos os cientistas devem ser mobilizados, como uma pandemia: das ciências sociais às neurociências, da ciência da computação à psicologia, da economia à pedagogia.
Ciência para a Educação pode virar o jogo: é agora ou agora.