O geneticista Rodrigo Nunes da Fonseca, diretor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) em Macaé, está na linha de frente do enfrentamento da covid-19.

Membro afiliado da ABC (2017-2021), eleito por suas pesquisas na área de biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) de artrópodes, ele conseguiu a parceria de entidades públicas e privadas de Macaé para a implementação de um laboratório de campanha para testagem e pesquisa da covid-19. E continua em busca de apoios para o projeto.

Atualmente, o projeto já conta com algumas parcerias, pois se tornou uma realização do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, do Nupem/UFRJ, do Campus UFRJ Macaé, do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, da Prefeitura Municipal de Macaé, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, com o apoio da Unimed Costa do Sol, da Irmandade São João Batista de Macaé e dos Médicos do Trabalho de Macaé.

O projeto prevê duas etapas para o trabalho de testagem e pesquisa da covid-19.  A primeira é a coleta do material, realizada no Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus da Prefeitura de Macaé. A segunda etapa é a realização do teste molecular de identificação de covid-19 por técnica PCR por tempo real (padrão ouro), que garante qualidade, reprodutibilidade e segurança.

No momento são realizados apenas 20 testes diários no Nupem/UFRJ, pois os envolvidos esbarram na limitação de aquisição de insumos e equipamentos. Se essa limitação for reduzida, a capacidade poderá ser ampliada para que sejam realizados 200 a 300 testes por dia, com laudo liberado entre 24 e 48 horas, o que vai auxiliar na tomada de decisões pelas autoridades do município.

Fonseca explica que os países que obtiveram sucesso no controle da pandemia adotaram as seguintes estratégias: distanciamento físico (isolamento social), testagem em massa e quarentena dos indivíduos positivos. Porém, o Brasil é um dos países que menos realiza testes de covid-19 no mundo. Logo, o número de casos reais pode ser pelo menos de 20 a 50 vezes maior do que o revelado. “

Segundo o Acadêmico Amilcar Tanuri, professor titular da UFRJ e chefe do Laboratório de Virologia Molecular, ‘‘é preciso testar para parar a cadeia de transmissão desse vírus.’’ Estima-se que 80% dos casos de covid-19 no Brasil não sejam diagnosticados. “Apenas 20% dos indivíduos sintomáticos necessitam de internação hospitalar”, observa o pesquisador.

Macaé, município do Estado do Rio de Janeiro com 250 mil habitantes, conhecido como Capital do Petróleo, poderá se constituir em um ponto estratégico para o controle da doença, tendo em vista a grande movimentação de pessoas vinculadas à cadeia produtiva de óleo e gás. Representantes de parceiros do projeto, Cirlene Zimmermann, do Ministério Público do Trabalho, afirma que um dos principais objetivos da entidade é garantir o direito constitucional a um ambiente de trabalho seguro e salubre, prevenindo acidentes e doenças. Já Fabio Sanches, do Ministério Público Federal, reforça a parceria pelo desejo de vencer a pandemia e recuperar a economia.

‘‘Neste momento tão difícil para a sociedade, o apoio à ciência compartilhado com a solidariedade é a única forma capaz de transformar a angústia em esperança’’, disse o diretor vice-presidente da Unimed Costa do Sol, apoiadora do projeto, Gumercino Pinheiro Faria Filho

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, assumiu a campanha e apela por colaboração. ‘‘A UFRJ Macaé e os demais campi da UFRJ estão unidos no combate a essa doença. Venceremos a covid-19 com o apoio da sociedade.”

Pessoas físicas ou jurídicas podem contribuir com a criação do Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa de covid-19 no Nupem/UFRJ. Há incentivo fiscal para os colaboradores e a Coppetec/UFRJ publica em seu site todas as doações recebidas e a comprovação dos gastos.

Colabore. Faça a sua doação por meio de depósito para a Fundação Coppetec/UFRJ, CNPJ 72.060.999/0001-75, na conta 55633-5 da agência 2234-9 do Banco do Brasil.