Os Webinários da ABC |Conhecer para Entender tiveram sua 10a edição na 3a feira, 9 de junho. O tema foi SALVANDO VIDAS HOJE.

Já sabemos que o novo coronavírus atinge múltiplos órgãos do corpo humano – o que pode justificar até uma mudança em seu nome. Também sabemos que diferentes manifestações da covid-19 necessitam de diferentes terapias. Até as doenças respiratórias induzidas pelo vírus SARS-CoV-2 diferem entre si. Neste webinário, tratamos dos principais resultados de ensaios clínicos brasileiros que avaliaram terapias para covid-19, como cloroquina e corticoides; sobre os desafios enfrentados na realização desses estudos, conduzidos em plena pandemia; e sobre como é feito o tratamento atual dos pacientes acometidos pela forma grave de infecção por SARS-CoV-2 em UTIs.

Para conversar sobre essas questões, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

  • A médica Patricia Rocco, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde chefia o Laboratório de Investigação Pulmonar. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Rede-Vírus do MCTIC. Coordena três estudos clínicos relativos à pandemia da covid-19 e irá abordar os diferentes fenótipos da doença respiratória induzida pelo SARS-CoV-2.
  • O médico Matheus Moraes Mourão, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês (Unidade Brasília IV). Especializado em cardiologia e em terapia intensiva pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), ele abordou o manejo dos pacientes críticos em UTIs.
  • O infectologista Marcus Lacerda coordena o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e trabalha na Fiocruz-Amazonas. Pesquisa malária e doenças emergentes. Desenvolve atualmente ensaios clínicos para avaliar terapias para covid-19. Foi membro afiliado da ABC (2011-2015).

O apresentador foi o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o moderador foi o vice-presidente regional da ABC para MG&CO, Mauro Teixeira.


EM BREVE AQUI O LINK DA GRAVAÇÃO DO WEBINÁRIO NA ÍNTEGRA

PERDEU OU QUER REVER ALGUM WEBINÁRIO ANTERIOR DA ABC? ACESSE AQUI!