Leia a matéria de Lucas Altino para o jornal O Globo, publicada em 06/05:

RIO — Uma comissão de especialistas em ciência, medicina e economia foi criada pelo governo do Rio para debater e avaliar medidas referentes ao combate à pandemia. Batizado como Comissão Ciência RJ no Combate à Covid-19 (COMCIÊNCIARJCOVID), o grupo terá a participação de nomes como o economista Armínio Fraga, o neurocirurgião Paulo Niemeyer, o infectologista da UFRJ Roberto Medronho e o virologista da UFRJ Amilcar Tanuri [membro titular da ABC], entre os seus 18 componentes. Como objetivo, estão as avaliações de adesão ao isolamento social, planos para saída controlada da quarentena, acesso a testes diagnósticos, produção de vacinas e de impactos à economia.

Como vai funcionar a comissão

O presidente da Comissão, Jerson Lima, [membro titular da ABC] explica que o novo grupo terá foco em soluções mais a médio e longo prazo e que também se difere por ter especialistas de diversas áreas, como engenheiros e economistas além de cientistas e médicos. Apesar de confirmar que a possibilidade de lockdown vem sendo estudada inclusive pelo governo, o pesquisador respondeu que a comissão ainda não tem posição fechada quanto a isso, já que não houve ainda uma primeira reunião. Mas que esse tema será tratado nesta quarta ou na quinta.

— Vai ser inevitável discutir lockdown, e por isso temos pessoas da economia para ajudar a analisar. Porque não adianta só saber quando começa, mas também quando termina. Não adianta fazer lockdown por três semanas e depois voltar à normalidade de qualquer forma — afirmou Lima, que explicou as diferenças para o outro comitê.

Jerson Lima, que também é professor de Bioquímica da UFRJ, defendeu a diversidade de especialidades no grupo, o que será essencial para pensar em todas as medidas e soluções a serem tomadas. Apesar de o ponto principal ser o sistema de saúde, e o quanto a rede de atendimento consegue absorver pacientes, muitos outros setores estão relacionados à pandemia.

[Os Acadêmicos Edson Watanabe, Patricia Bozza, Vitor Ferreira e Eliete Bouskela também compõem a Comissão.]

 

Leia a matéria na íntegra.