Cinco Acadêmicos estão entre os pesquisadores mais citados do mundo

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Cinco membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) figuraram na lista global “Highly Cited Researchers 2019”, do Web of Science Group, companhia da Clarivate Analytics. O documento identificou cientistas que produziram vários artigos classificados no top 1% por citações para seu campo e ano de publicação, demonstrando influência significativa da pesquisa entre seus pares.

Lançada em 19 de novembro, a lista traz os nomes dos Acadêmicos Paulo Artaxo (Universidade de São Paulo – USP), Carlos Augusto Monteiro (USP), Cesar Victora (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), Flavio Kapczinski (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e José Marengo (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe).

Outros dez pesquisadores brasileiros foram citados: Andre Russowsky Brunoni, Renata Bertazzi Levy e Houtan Noushmehr, da USP; Adriano Gomes Cruz, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Alvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Henriette de Azeredo e Renata Valeriano Tonon, da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa); Mauro Galetti, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Miriam Hubinger, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Roldan Muradian, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A lista é composta por 6.216 pesquisadores citados em vários campos de quase 60 países. Os Estados Unidos abrigam o maior número, com 2.737 autores, representando 44% dos pesquisadores da lista. A Universidade de Harvard, lar de 203 pesquisadores, é a instituição com a maior concentração de pesquisadores altamente citados do mundo.

Foram citados ainda 23 ganhadores do Nobel, incluindo três anunciados este ano: Gregg L. Semenza, da Universidade Johns Hopkins (Fisiologia ou Medicina), John B. Goodenough, da Universidade do Texas em Austin (Química), e Esther Duflo, do Instituto de Massachusetts de Tecnologia (Economia).

Confira o relatório completo em: https://recognition.webofsciencegroup.com/awards/highly-cited/2019/

(Manuella Caputo para Ascom ABC)