A paixão pela ciência, o talento e a persistência foram as qualidades que levaram Marília Rodrigues até o título de membro afiliada da Regional Norte da ABC, para o período de 2019 a 2023. Cientista desde criança, por assim dizer, hoje a bióloga faz pesquisa de gente grande na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Nascida em Santana da Boa Vista, no Rio Grande do Sul, a infância de Marília sempre foi rodeada por natureza. No sítio da família, gostava de caçar sapos, fazer experimentos com as folhas das árvores e até mesmo ficar observando as aves colocando ovos. Na escola, suas matérias favoritas eram a física e a matemática, porque sempre gostou de calcular. Enquanto isso, nas feiras de ciências da cidade, ganhava prêmios pelos seus primeiros trabalhos na área.

E, para completar, com uma irmã e um irmão biólogo na família, na graduação Marília optou pelas ciências biológicas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Durante esse período, fez iniciação científica em dois laboratórios diferentes, e foi no segundo que conheceu o professor Heden Luiz Marques Moreira, que viria a ser seu orientador na iniciação, no mestrado e doutorado em ciências, ambos na UFPel.

Após a formação na UFPel, Marília seguiu para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e lá concluiu um programa de pós-doutorado. Atualmente, na UFRA, a bióloga tem pesquisado a variabilidade genética em populações de peixes, buscando entender a estrutura genética e os potenciais de cada espécie para programas de melhoramento genético.

Aos 34 anos, mãe do Luiz Felipe e vencedora do Programa L’Oreal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência 2017, como consta em seu currículo, a cientista fala com empolgação de assumir mais essa responsabilidade de membro afiliada da ABC: “Pretendo atuar na ABC representando os jovens cientistas que estão cheios de novas ideias, enfrentando de peito aberto as dificuldades dos últimos tempos da ciência brasileira, sempre com muita garra, força e coragem, para ajudar no desenvolvimento de políticas públicas que busquem desenvolver ciência e tecnologia no Brasil”.