A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) empossou, no dia 12 de novembro, seu novo diretor, Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, e seu novo vice-diretor, o Acadêmico Roger Chammas, para a gestão 2018-2022. A solenidade, que reuniu dirigentes da universidade, ex-diretores da FM, profissionais do Hospital das Clínicas, autoridades, professores, alunos e servidores, aconteceu pela manhã, no teatro da USP, em São Paulo.

O Acadêmico Roger Chammas, o secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira (em pé), o diretor Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, o Acadêmico e secretário estadual de Saúde, Marco Antonio Zago e o reitor Vahan Agopyan. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Chammas possui graduação em medicina, doutorado em ciências biológicas (bioquímica) e pós-doutorado pela USP. O Acadêmico também realizou programas de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na University of California System, nos Estados Unidos. Na USP, é docente desde 2000, professor titular de Oncologia desde 2009 e coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Sua área de interesse é biologia do câncer (bioquímica e biologia celular do câncer), atuando na área de progressão tumoral, marcadores de progressão carboidrato-dependentes e caracterização de microambientes tumorais, como alvo para terapia combinada e diagnóstico molecular por imagem em cânceres.

Além de membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é membro da Union for International Cancer Control, da American Association for Cancer Research e da Sociedade Brasileira de Biologia Celular. É editor acadêmico dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e dos periódicos Plos One.