O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou pelo Twitter, nesta quarta-feira, a nomeação do astronauta Marcos Pontes como  ministro da Ciência e Tecnologia, que deverá ser responsável também pelo Ensino Superior.

Em vídeo publicado no Facebook no início da semana, Pontes disse que só  faltava  o anúncio oficial. “Novo presidente, novos rumos para o país. Eu estou muito feliz de ter participado não só da campanha, mas também da oportunidade de participar deste novo governo em uma área que tem sido a minha vida por 41 anos.”

Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube em abril de 2017, Bolsonaro o apresenta como “colega da Aeronáutica, colega astronauta e motivo de orgulho para o Brasil, que também esteve na Nasa” – e “chegou lá por mérito”. “E nós carecemos muito de gente com essa visão, né? De ser cientista, de ser pesquisador, no caso dele um astronauta”.

Bolsonaro pergunta então a Pontes se “país sem tecnologia está condenado a ser escravo de quem a tem”. Como resposta, ouviu um “sem dúvida, aliás, educação, ciência e tecnologia têm importância primordial no desenvolvimento do país”.

Em 19 de outubro, em entrevista ao Jornal da Band, Bolsonaro afirmou que estava na iminência de se acertar com o astronauta para o ministério, destacando que ele “é um conhecedor com profundidade do que acontece na ciência e tecnologia do Brasil, ou melhor, do que não acontece”, além de ser “patriota, ter conhecimento, vontade de mudar as coisas e uma iniciativa muito grande”.

Neste mês, Bolsonaro teceu elogios ao astronauta em carta à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à Academia Brasileira de Ciências (ABC). O texto apresenta propostas à comunidade científica e acadêmica.

Bolsonaro afirmou ainda, no texto, que os investimentos do Brasil na área são tímidos, que devem ser estimulados e que o provável novo ministro “tem esse conceito sistemático bem presente nas suas propostas, além de ter ótimas relações internacionais, o que nos traz boas perspectivas de cooperações lucrativas para o país”.

Nascido em São Paulo, em 1963, Marcos Pontes é mestre em Engenharia de Sistemas, engenheiro aeronáutico, piloto de testes de aeronaves e astronauta. Ele entrou na Força Aérea Brasileira em 1981. Em 1998, passou em um concurso público da Agência Espacial Brasileira (AEB) para representar o Brasil na Nasa como astronauta – o primeiro brasileiro na função.

 

(Ascom ABC com dados do jornal O Globo e BBC News Brasil)