Leia as respostas do candidato Jair Bolsonaro à Academia Brasileira de Ciências (ABC) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC):

1.  Como  pretende  promover  a  recuperação  dos  níveis  orçamentários  de  investimento  em  CT&I  que   foram  drasticamente  reduzidos  nos  últimos  anos?

A  Ciência  e  Tecnologia  tem  sido  colocada  em  segundo  plano  em  termos  de  prioridade  nos   últimos  governos.  Isso  é  um  erro primário,  visto  que  CT&I  são  estratégicos  para  o   desenvolvimento  e  a  soberania  de  qualquer  país.     Veja,  por  exemplo,  o  que  o Japão  não  tem  e  o  que  eles  são.  Agora  veja  o  que  o  Brasil  tem  e  o  que   nós  não  somos.  Conhecimento  é  o  principal  produto  que norteará  a  relação  de  poder  entre  as  nações  nessa   nova  era.     No  nosso  governo,  CT&I  serão  tratadas  com  a  prioridade  que merecem.  Isso  começa  com  um   grande  esforço para  recuperar  os  níveis  de  orçamento  para  a  casa  entre  10  bilhões  e  15  bilhões   ao longo  do  meu  mandato.     Além  disso,  trabalharemos  junto  com  o  Legislativo  para  “destravar”  os  fundos  de  CT&I  e   desburocratizar o  sistema  para  incentivar  e  permitir  maior  participação  do  Setor  Privado.

2.  Está  em  sua  proposta  de  governo  a  extinção  do  contingenciamento  dos  recursos  do  FNDCT  e  de   outros  fundos  destinados  a  atividades  de  pesquisa  e  desenvolvimento?      

Nós  passamos  por  um  momento  muito  difícil  de  crise  no  país,  como  todos  sabem.  Cada  centavo   de  gasto  tem  de  ser  muito  bem “pensado  e  justificado”. Mas  CT&I,  no  nosso  ponto  de  vista,  não  é  gasto,  é  investimento.     Olhe  para  todos  os  países  desenvolvidos. O  que  eles  fazem  nos  momentos  de  crise?  Investem   mais  em  CT&I!  Eles  sabem  que  o  ROI  na  CT&I  como  ganho  social  para  a população  é  muito   grande.  Vamos  fazer  isso  no  Brasil  também.     Portanto,  vamos  trabalhar  no  sentido  de  “destravar”  o  FNDCT.

3.  Há  a  intenção  de  estabelecer  em  seu  plano  do  governo  a  meta  de  se  atingir  2%  do  PIB  para  P&D  e   como  isto  seria  feito  e  em  que  prazo?    

Sim.  As  providências  citadas  nas  questões  anteriores,  assim  como  cooperações  nacionais  e   internacionais  visando  trazer investimentos  para  o  setor  no  país  vão  contribuir  muito  para   atingirmos  essa  meta.     Nosso  investimento  em  P&D  ainda  é  muito tímido,  próximo  de  1%.     O  aumento  desse  valor  passa  por  providências  sistêmicas.  Não  depende  apenas  do  aumento  do   investimento  do  setor  público  nem  apenas  do  setor  privado.  Precisamos  de  uma  série  de   medidas  planejadas  para  estimular  o setor,  investir  sim  fortemente  na  pesquisa  básica  com   recursos  públicos,  mas  também  garantir  que  os  resultados  práticos  da tecnologia  cheguem  na  população  e  no  setor  econômico,  justificando  os  gastos  públicos  perante  o  povo  (dono  do   dinheiro)  e motivando  o  investimento  privado  (inovações,  empresas,  novos  empregos,  etc.).     Aliás,  nosso  provável  ministro  de  Ciência  e Tecnologia,  o  engenheiro  Marcos  Pontes,  que   também  é  astronauta,  escolhido  por  meritocracia  e  não  por  “toma  lá  da  cá”,  tem esse  conceito   sistemático  bem  presente  nas  suas  propostas,  além  de  ter  ótimas  relações  internacionais,  o  que   nos  traz  boas  perspectivas  de  cooperações  lucrativas  para  o  país.  Lembrando  que  os  países   desenvolvidos  em  média  investem  3%  do  PIB  em  CT&I,  ele  nos  propõe  sermos  ainda  mais   agressivos  na  meta  estratégica  de  investimentos  em  P&D  no  Brasil.     Acredito  que  gradualmente  podemos  chegar  no  final  do  mandato  ao  patamar  de  3%  com  uma   gestão  eficiente  e  focada  em  resultados  para  atingir  não  apenas  a  meta  de  investimento,  mas   também  o  resultado  desse  investimento  para  a  população.     Veja  por  exemplo  a  Educação.  Investimos  mais  do  que  a  maioria  dos  países,  mas  nossos   resultados  ainda  são  ruins.     Ou  seja,  não  é  só  questão  de  investir.  Precisamos  de  resultados  práticos  para  a  população  no   uso  do  recurso  público.     Outro  ponto  importante  neste  aspecto  é  trazer  a  tecnologia  para  “mais  perto  do  dia  a  dia  da   população”.  Isso  significa  projetos  de  parceria  entre  o  MCTIC  e  outros  ministérios  para   desenvolver  equipamentos  úteis  no  dia  a  dia  da  população,  como  equipamento  de  uso  da  saúde   em  áreas  remotas,  sistemas  de  combate  à  seca  no  nordeste,  projetos  de  energia,  projetos  para  a   área  de  saneamento,  etc.  Ciência  e  Tecnologia  estão  ao  nosso  redor,  em  tudo.     Vamos  fazer  com  que  a  população  e  os  seus  representantes  políticos  percebam  isso  e  valorizem   o  setor.

4.  Quais  são  os  seus  planos  para  estimular  e  melhorar  a  educação  básica,  particularmente  a  educação   cientifica  de  qualidade,  que  pressupõe  o  uso  de  metodologias  investigativas?  

Nosso  provável  ministro  de  Ciência  e  Tecnologia  é  um  profissional  extremamente  ligado  e   motivado  pela  importância  da  Educação e  da  divulgação  científica.  Isso  é  excelente  para  a   motivação  de  jovens  para  as  carreiras  de  C&T.  Na  verdade,  milhões  de estudantes  no  Brasil  e  no   exterior  olham  para  a  história  de  vida  e  o  currículo  do  nosso  astronauta  como  um  exemplo  de   superação  a  ser  seguido.     Assim,  seus  planos  para  CT&I,  com  o  nosso  aval,  incluem  a  cooperação  intensa  do  MCTIC  com  o   MEC para  levar  diversas  ferramentas  pedagógicas,  como  robótica,  astronomia,  eletrônica,  etc.,   além  de  melhoria  na  formação  de professores  em  ciências  para  todo  o  ensino  fundamental  e   médio  das  escolas  públicas.     Ainda,  pretendemos  incentivar  os  projetos já  existentes  de  divulgação  científica,  como  feiras  e   olimpíadas  científicas,  e  criar  novos  mecanismos  de  divulgação  científica  (como programas  de   TV  para  a  população  e  vídeos  para  escolas  públicas).     Para  o  ensino  médio,  vamos  fazer  esforços,  através  de parcerias  com  escolas  técnicas  ou  mesmo   com  a  criação  de  centros  de  formação  técnica  nas  escolas,  para  que  todos  os  alunos concluam  o   ensino  médio  com  um  diploma  de  técnico.

5.  Em  seu  governo,  V.  Ex.a  pretende  valorizar  e  manter  a  educação  pública  e  gratuita  em  todos  os   níveis,  do  ensino  fundamental  à  pós-­‐graduação,  atribuindo-­‐lhe  recursos  adequados  e  preservando  a   liberdade  acadêmica?

A  Educação  Pública  de  qualidade  e  gratuita  é  OBRIGAÇÃO  do  governo.     As  universidades  (privadas  e  públicas) são  geradoras  de ideias  e  soluções  práticas  como   resultados  para  o  bem  da  sociedade.  No  caso  das  públicas,  é  importante  lembrar  que  cada   aluno ali  formado  tem  um  compromisso  com  o  suor  de  milhões  de  brasileiros  que  pagaram   impostos,  com  dificuldade,  para  manter  a instituição  e  os  cursos.     Portanto,  vamos  trabalhar  para  viabilizar  meios  e  projetos  para  que  esses  alunos  possam   colaborar  com  a universidade  e  a  sociedade,  durante  e  depois  de  concluírem  seus  cursos. Essa  possibilidade  engrandece  a  universidade  perante  os contribuintes  e  também  dá  mais   autoestima  e  autoconfiança  para  os  jovens  profissionais  sendo  preparados para o mercado  de trabalho  por  aquela  universidade.  Isso  é  facilmente  observado  em  países  desenvolvidos,  mas  a   legislação  brasileira  ainda  é complexa  para  isso.    Vamos  ajudar  nesse  sentido  para  a  população  brasileira  tenha  ainda  mais  orgulho  das  nossas   universidades.

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