575 jovens são premiados com as medalhas de ouro da OBMEP 2017

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Os estudantes vencedores da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) comemoraram a vitória com as medalhas de ouro entregues durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês), que ocorreu de 01 a 09 de agosto, no Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu na quinta-feira (02), e premiou 575 alunos e alunas do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

As medalhas foram entregues aos estudantes por um grupo de vencedores da Medalha Fields, incluindo Artur Avila, único brasileiro a receber o prêmio e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Participaram do evento também os vencedores da Medalha Fields dos anos de 2018 e 2010, respectivamente, Alessio Figalli e Cédric Villani,  além do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP oferece diversos programas para a promoção do estudo da matemática, incluindo projetos de iniciação científica e mestrado, videoaulas e treinamento para a realização das provas da Olimpíada. Em sua 13ª edição, a OBMEP chegou a 18,2 milhões de participantes. Durante a cerimônia, o coordenador da Olimpíada, Claudio Landim, informou que a partir de 2019, o programa será estendido às 4ª e 5ª séries do ensino fundamental.

(Ascom ABC, IMPA e O Globo | Foto: IMPA)